Crédito:
Marcelo Scandaroli – Stand Garage Lounge Renault, da arquiteta
Camila Klein
Redação Galeria da
Arquitetura
A arquitetura de stands
de vendas deve somar personalidade e sofisticação ao conceito da marca. “O mais importante é caracterizar a empresa
e o produto a partir da estrutura do conjunto, formado pela fachada, pelo
interior e o visual do projeto”, destaca a arquiteta Camila Klein.
De acordo com o arquiteto Ivan Rezende, o primeiro passo para iniciar o desenho é ter
em mente o que será exibido na exposição, mostra ou feira. “É preciso criar algo de forte impacto
visual e que remeta rapidamente ao que está sendo apresentado”.
Questões importantes
Uma
das premissas é conceber espaços de fácil circulação. O layout deve ser livre para que as pessoas consigam
caminhar e apreciar, com tranquilidade, as peças expostas. Para a arquiteta Gisele Taranto, também é importante considerar
o meio que envolve o projeto, analisar se a estrutura está em um local aberto
ou fechado, além dos fluxos e setorizações. “É preciso colocar-se na posição do
visitante”, explica.
Crédito: MCA
Estúdio – Stand Novo Ambiente Design, do arquiteto Ivan Rezende
Execução
eficiente e qualidade de acabamentos são fundamentais, por mais que se trate de
uma instalação temporária. Para Rezende, elementos em excesso dificultam o
acesso e a circulação dentro do ambiente. “É preciso projetar uma arquitetura
acolhedora e instigante, que traga o olhar do passante para dentro do stand, e
não somente ao volume arquitetônico”, destaca.
Detalhes que fazem a diferença
O projeto deve
ser acompanhado desde a sua
concepção até a logística envolvida durante suas fases de montagem e
desmontagem. “Contar com os
melhores profissionais de diferentes áreas – iluminação, curadoria de arte, paisagismo, automação, equipe de obra – e outros capazes de
elevar a qualidade do espaço é essencial para obtenção de um resultado
satisfatório”, ressalta Gisele.
Camila lembra que o ambiente deve ter uma vitrine de
peso, além de atendimento diferenciado. ”Para complementar a arquitetura de
stand, é necessário investir em um atendimento de loja/boutique”, frisa a arquiteta.
Crédito: André Nazareth – Stand Loft Tropical, da arquiteta Gisele Taranto