Crédito: Shutterstock / Ase Redação Galeria da Arquitetura
Difundir boas práticas no uso dos recursos energéticos pela indústria da construção civil é o objetivo de uma série de vídeos que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibilizou em seu canal no Youtube, no mês de maio.
Os seis primeiros filmes explicam como funciona a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), certificado criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que atesta a eficiência energética, entre outros produtos, tanto de fachadas quanto de sistemas de iluminação e climatização predial.
Já o sétimo vídeo aborda a ferramenta Projetando Edifícios Energeticamente Eficientes (ProjetEEE), criada pelo MMA para orientar estudantes e profissionais sobre como projetar edificações de acordo com critérios de conservação de energia. O oitavo filme, por sua vez, explica o que é e como implementar sistemas de aquecimento solar de água.
Assista:
A série de vídeos, o Ence e o ProjetEEE fazem parte do programa “Transformação do mercado de eficiência energética no Brasil”. Apelidado de Projeto 3E, ele conta com execução do MMA junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem a meta de implementar soluções de preservação ambiental no setor de edificações, que consome 40% do total de eletricidade disponível no Brasil.
Em 20 anos, o programa financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) quer economizar até 106,7 TWh de eletricidade, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa em até três milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).
A analista em infraestrutura da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Alexandra Albuquerque Maciel, acredita que os vídeos são importantes para a divulgação do Projeto 3E e para apoiar as capacitações oferecidas pelo ministério junto aos setores público e privado.
O programa do ministério conta, assim, com uma extensa programação de eventos voltados para a formação de profissionais da construção civil, além de uma série de guias didáticos e de editais para financiamento de projetos de eficiência energética, bem como ações dedicadas exclusivamente à promoção da conservação de energia na construção e manutenção de prédios públicos.
Veja mais:
Projeto luminotécnico pode contribuir para obtenção de certificações ambientais
Edifícios federais novos deverão obter A de conservação energética