Crédito:
Ricardo de Paula Ferreira/Shutterstock
Redação Galeria da Arquitetura
Quando se trata da arquitetura e construção do reino animal, alguns bichinhos são realmente um exemplo de criatividade. Galhos, folhas e o que mais conseguirem encontrar pelas matas são suficientes para que eles construam moradas bem peculiares.
A seguir, separamos uma lista com alguns dos melhores arquitetos da selva e seus respectivos abrigos. Encante-se:
Castor
Usando os dentes, o castor consegue transformar árvores em lascas para construir suas curiosas casas dentro da água.
Abelha
Será que foi a colmeia da abelha que inspirou a criação dos cobogós? Esses insetos formam seus ninhos com cera secretada, que processam os alimentos e criam os filhotes.
Japu
Os ninhos do Japu (Montezuma Oropendola) são pequenos e feitos de grama. Essa espécie vive em colônias de cerca de 30 aves, sendo que o macho é sempre dominante.
João de Barro Vermelho
O João de Barro Vermelho constrói ninhos empilhados e resistentes com lama e barro. O objetivo é protegê-los dos predadores.
Ricardo de Paula Ferreira/Shutterstock; Andrew M. Allport/Shutterstock
Os ninhos dos Pássaros Tecelões são elegantes e delicadas casas em palmeiras e acácias espinhosas – árvores em que os predadores têm mais dificuldade em alcançá-los. É função dos machos tecelões escolherem onde será a morada.
kongsak sumano/Shutterstock
O Tecelão-Social (Sociable Weaver) é capaz de tecer enormes ninhos feitos de pedaços de pau e capim, podendo abrigar centenas de aves. As moradas permitem que os pássaros fiquem protegidos das temperaturas frias da noite.
Vespas
As vespas constroem seus ninhos com vegetais, resina e lascas de árvores, e do lado de dentro são todos recheados por favos de mel.
Zoonar GmbH/Shutterstock