Crédito: Rafaela Netto
Redação Galeria da Arquitetura
Eles estão presentes tanto em projetos residenciais quanto comerciais. Se encaixam perfeitamente em cada cantinho do imóvel e são ideais para organizar objetos. Esses elementos também dão um toque charmoso ao ambiente, seja com marcenaria ou iluminação. Estamos falando dos nichos, pequenas aberturas que podem ser feitas em paredes e móveis.
A Galeria da Arquitetura fez uma lista com 10 projetos que mostram as diferentes aplicações dos nichos. Quem sabe não servem de inspiração para você decorar sua casa ou escritório? Confira!
Apartamento JG, por Moove Arquitetos
O nicho do móvel da TV foi feito em marcenaria. Uma peça única, sem apoio e com vão de 2,70 metros, possui dois rasgos que acomodam home theater, quadros e outros elementos decorativos.
Casa Pitangueira, por Steck Arquitetura
Em um dos corredores do piso superior da casa, próximo ao fechamento da janela, a arquiteta Maria Steck aplicou no nicho de descanso um brilho amarelado sensível aos raios solares, que transmite luminosidade ao ser estimulado.
Cinema em Casa, por Bruno GAP Arquitetura
Para deixar o ambiente mais aconchegante, o arquiteto Bruno Gap projetou a lareira em um rasgo da parede. O material que reveste a superfície é extremamente resistente ao calor e à abrasão.
Grau 106, por IBD Arquitetura e Interiores
Na clínica odontológica, os arquitetos criaram um pequeno nicho embaixo da escada para que as crianças se distraiam enquanto aguardam o atendimento. Além de conter alguns brinquedos, possui mesa, banquinhos e prateleiras.
Residencial Plaza Monet, por Saviany Monteiro Designer de Interiores
Além de organizar os itens de higiene, um nicho no banheiro permite que outros objetos, como os de decoração, tenham espaço garantido. A presença desses elementos cria um ambiente mais charmoso.
Apartamento Czitrom, por FGMF Arquitetos
Uma estante abraça as salas de estar e de jantar do apartamento até se transformar em uma lareira. Repleto de nichos nas laterais e no teto, o móvel acomoda uma coleção de livros dos moradores.
Verte Belém, por Andrea Pontes Arquitetura e Interiores
No apartamento, uma moldura em fórmica amarela une a prateleira inferior à superior. Tanto a cozinha quanto a sala de jantar podem utilizar o móvel como apoio. Na parte de cima, são colocados objetos de decoração.
Apartamento JK, por Play Arquitetura
Além de acolher diversos objetos, a estante também é usada para diversão dos gatos. Há furos tanto no móvel quanto nas paredes, simulando diferentes túneis.
Casa das Águas, por Aquiles Nícolas Kílaris Arquiteto
Para criar um espaço lúdico na brinquedoteca, o arquiteto desenhou nichos circulares e coloridos. Nesse caso, os elementos são apenas decorativos.
Suíte Inverno Azul, por Simples Arquitetura
O ambiente concebido para a CasaCor Minas 2016 tem um home office decorado por uma caixa verde, que forma um espaço destinado à leitura e ao relaxamento.