Crédito:
acervo pessoal do Built by Brazil
Redação Galeria da Arquitetura
A arquitetura do Brasil ficou em
evidência com a Missão Comercial ao Peru,
evento organizado pelo Built by Brazil
– programa idealizado pela Apex-Brasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e AsBEA (Associação Brasileira dos
Escritórios de Arquitetura) – entre os dias 9 e 11 de outubro.
A realização
envolveu diferentes atividades, como um tour
arquitetônico pela cidade de Lima sob a coordenação e acompanhamento do CAP (Colegio de Arquitectos del Perú) e uma
reunião na embaixada brasileira com o setor comercial.
“Fizemos mais de
60 reuniões em uma rodada de negócios na embaixada do Brasil em Lima, com
potenciais compradores selecionados por uma empresa especializada, conforme o
perfil de cada participante”, ressalta Bárbara Kelch Monteiro, gerente do Built
by Brazil.
Exposição, feira e palestra
Mas a “cereja no
bolo” ficou por conta da exposição “Um olhar sobre a atual arquitetura
brasileira”, no Centro Cultural Brasil-Peru. Na mostra – que ficou aberta ao
público até o dia 27 de outubro – foram apresentadas fotos de obras tiradas por
Ana Mello, Daniel Ducci, Fernando Guerra, Leonardo Finotti, Nelson Kon, Pedro
Vannucchi e Roberto Afetian.
As ações no Peru
foram finalizadas com uma visita à Feira
de Construção EXCON e com a apresentação da Palestra Internacional “Panorama de la Actual Arquitectura: Caso
Brasil”.
“Participamos de
entrevistas no programa Mundo Empresarial, do Canal N, e na rádio Filarmonia.
Para a despedida, encerramos com um jantar de confraternização”, complementa
Monteiro.
Progresso e expectativas
Segundo a
gerente do Built by Brasil, as ações desenvolvidas ao longo de 2017 divulgaram
a arquitetura brasileira em outros países por meio de exposições de projetos,
reuniões com entidades, convites para palestras em feiras do setor, mais de 200
reuniões com empresários e potenciais clientes, além de memorandos de
entendimento assinados pelos distintos órgãos de arquitetura.
“Como
consequência, temos uma estimativa de negócios de aproximadamente 4 milhões de
dólares para o próximo ano”, completa Monteiro.
O planejamento
para 2018, inclusive, está a todo vapor. Para a ArqInvest, por exemplo, o
programa deverá trazer potenciais compradores para visitas técnicas e rodadas
de negócios com os arquitetos brasileiros. “Teremos uma nova missão comercial.
Desta vez, iremos à Colômbia”, informa a gerente.
Sobre o Built By Brasil
O objetivo do
programa é fortalecer a imagem da arquitetura do Brasil no mundo, incentivando
divulgações e contribuindo para a geração de negócios no setor entre os
profissionais de arquitetura, empresas e áreas correlacionadas.
Para saber mais, clique
aqui.