A Temperate House é uma das cinco estufas do Kew Gardens (foto: Kiev.Victor/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
17/05/2018 | 16:30 – Pensando em dar um pulinho na Terra da Rainha? Então inclua no roteiro a Temperate House – uma estufa do Kew Gardens, jardim botânico que fica ao sul de Londres (Inglaterra). Fechada desde 2013 para restauração – que custou 41 milhões de libras (o equivalente a cerca de R$ 200 milhões) –, ela foi reaberta para o público em 5 de maio.
A estufa é um prato cheio para os amantes de botânica e arquitetura, pois além de abrigar mais de 10 mil plantas de 1.500 espécies encontradas em regiões com clima temperado, a Temperate House é considerada a maior estufa com arquitetura vitoriana do mundo. Projetada pelo arquiteto inglês Decimus Burton, ela foi inaugurada em 1863.
Outras estufas
O Kew Gardens tem outras quatro estufas: a Davies Alpine House, com plantas alpinas, que crescem acima da altitude em que as árvores podem sobreviver; a Palm House, lar de plantas tropicais; a Princess of Wales Conservatory, que abriga espécies de dez zonas climáticas; e a Waterlily House, onde vitórias-régias podem ser admiradas.