O tour virtual pelo Museu Nacional é acompanhado por uma narração sobre os destaques de cada sala (foto: Agência Brasil/Fernando Frazão)
Texto: Lucas Barbosa
17/12/2018 | 16:36 – Na última quinta-feira (13), a Quinta da Boa Vista – zona norte do Rio de Janeiro (RJ) – recebeu o evento de lançamento do projeto “Por dentro do Museu Nacional“. Resultado da parceria entre a instituição e o Google Arts & Culture, a plataforma permitirá a visita ao antigo acervo por meio de um tour virtual. A viagem imersiva em 360° conta com oito exposições que somam 164 relíquias.
A experiência permite passear entre a sala da Luzia – fóssil humano mais antigo do País; o hall de entrada com o meteorito de Bendegó; a coleção mediterrânea da imperatriz Teresa Cristina; a sala egípcia com as múmias; a réplica do titanossauro; a coleção de zoologia; a cerâmica marajoara; e os artefatos africanos e indígenas. Além disso, a visitação é acompanhada por uma narração sobre os destaques de cada ambiente.
As imagens para compor o tour foram feitas pelo Google Street View desde 2016.
Chance Coughenour, gerente global de Preservação Histórica do Google Arts & Culture, disse que a plataforma possui cerca de 60% dos espaços disponíveis para visitação antes do incêndio, que acometeu o Museu Nacional no dia 2 de setembro.
Para acessar a plataforma, clique aqui
Leia mais
Museu Nacional foi destruído por incêndio no último domingo (2)