O projeto de reforma deve ser elaborado ainda em dezembro (foto: Julio Ricco/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
10/10/2019 | 14:15 – O Museu Palácio Rio Negro, situado em Petrópolis (RJ), passará por uma restauração completa graças ao aporte de R$ 3,9 milhões provenientes do Fundo Nacional da Cultura (FNC).
Segundo Mário Chagas, diretor da instituição, o complexo já passou por algumas obras pontuais de pequeno porte, entretanto, com a ajuda do FNC, será possível contratar um projeto executivo global de restauração. Além disso, ele aproveitou para destacar a importância desta ação, que acontece no ano em que o Museu chega aos seus 130 anos.
Além da preservação do local, a reforma pretende oferecer a melhor estrutura possível para a visitação do público. O projeto começará a ser elaborado ainda em dezembro, após a conclusão do processo licitatório.
Sobre o Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro foi inaugurado como residência de veraneio pelo Barão do Rio Negro em 1889. Seu complexo arquitetônico carrega importantes transformações históricas que marcaram o país. Além disso, o acervo do complexo é composto por documentos, mobiliários e objetos da presença republicana na cidade.
O Museu Palácio Rio Negro está desde 2007 vinculado ao núcleo museológico do Museu da República, que é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).