As ruínas de São Bento ainda são usadas pelos moradores da região para algumas cerimônias religiosas (foto: Rute Barbosa/Iphan)
Texto: Lucas Barbosa
20/02/2020 | 11:00 – As ruínas da Igreja de São Bento (Maragogi, AL) serão restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A intervenção custará R$ 585 mil.
As obras preveem o escoramento da estrutura do complexo, que foi construído no século XVII. Além disso, estão previstas melhorias na acessibilidade e criação de um memorial. Dessa forma, espera-se a sua consolidação como um ponto turístico do complexo, além da valorização da região para os moradores, que utilizam o espaço para algumas cerimônias religiosas.
Casa de Jorge de Lima
A Casa de Jorge de Lima, situada no município alagoano de União de Palmares, também será restaurada. Para a obra, o edifício contará com um investimento de R$ 528 mil. A restauração pretende adequar a edificação como um espaço de guarda, de pesquisa e de referência da memória do povo alagoano e brasileiro.
Pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFA), o prédio celebra a vida e obra do poeta alagoano que o nomeia. Futuramente, comportará uma exposição do Centro Arqueológico Palmarino que conta com mais de 50 mil artefatos encontrados na Serra da Barriga.
A Casa de Jorge de Lima também abrigará o acervo da reserva técnica do sítio arqueológico do Quilombo dos Palmares.
As duas obras contam com capital oriundo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).