O manual conta com dicas de higienização da mobília (foto: Nitiphonphat/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
23/04/2020 | 14:00 – O Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia (GEA-hosp) desenvolveu um manual com intuito de ajudar no combate da proliferação do novo coronavírus em residências com ou sem infectados pela doença.
Chamado Orientações da Arquitetura Hospitalar para o controle de contágio: COVID-19, o documento apresenta cuidados para os moradores adotarem em todos os cômodos da casa. Além disso, ele aponta que os ambientes externo e interno devem ser considerados, respectivamente, contaminado e vulnerável. Dessa forma, há dicas de como transitar de maneira segura entre eles.
O manual também traz orientações de como higienizar adequadamente os móveis e os ambientes, além de normas para higienização ao sair e voltar para casa. O material ainda apresenta cuidados diários que os moradores precisam ter com os utensílios e roupas usadas por portadores ou não do coronavírus.
Formulado em conjunto com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), o documento é baseado em protocolos e orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Clique aqui para acessar o manual na íntegra.
Com informações do CAU/BR