As obras terão duração de 120 dias, contados a partir da primeira ordem de serviço (Foto: Luis War/Shutterstock)
Texto: Vinícius Veloso
01/03/2021 | 17:00 — Na última quarta-feira (24), a prefeitura de Belo Horizonte (MG) publicou no Diário Oficial a abertura de licitação para reforma do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Com investimentos de cerca de R$ 840 mil, os trabalhos envolverão a recuperação e a implantação de pistas para caminhada e rotas acessíveis; a recuperação dos passeios internos; a reforma dos meios-fios; a criação de novos acessos; além da permeabilização de uma área de 308 m². O prazo previsto para conclusão das atividades é de 120 dias — contados a partir da primeira ordem de serviço.
Além de permitir caminhos mais acessíveis, a obra trará maior segurança e conforto aos usuários, assim como aumentará a vida útil do pavimento. As intervenções serão monitoradas e gerenciadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A prefeitura também disponibilizou, em seu site, o edital completo e os detalhes da licitação. De acordo com as informações, o pregão eletrônico acontece na próxima quarta-feira (3), em sessão pública, no site da Caixa Econômica Federal.
O Parque Municipal
Com 180 mil m2 e localizado na região central da capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade. Projetado pelo arquiteto e paisagista Paul Villon — no final do século XIX —, conta com espécies vegetais exóticas e nativas, sendo também considerado um importante refúgio para a fauna. Suas ruas, cercadas por árvores, são chamadas de alamedas e recebem dezenas de visitantes diariamente. Além da beleza natural, abriga monumentos históricos, brinquedos para crianças, equipamentos esportivos, barquinhos a remo, entre outras atividades.