Projetada por Oscar Niemeyer, a Igreja São Francisco de Assis (MG) está na lista das mais belas (Foto: Cacio Murilo/Shutterstock)
Texto: Vinícius Veloso
03/06/2021 | 16:15 — A agência espanhola de turismo Civitatis elaborou uma lista com as 10 igrejas mais belas do Brasil e que merecem ser visitadas. Na relação estão obras arquitetônicas de estilos variados, como o barroco, o modernismo, o neorrenascentista e o neogótico, assim como projetos assinados por Oscar Niemeyer e Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Minas Gerais é o estado que concentra a maior quantidade de templos no ranking, com quatro construções. As demais obras estão no Rio de Janeiro (duas), São Paulo, Bahia, Brasília e Pernambuco.
As igrejas mineiras eleitas foram a Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma obra de Aleijadinho localizada no município de Congonhas; a Matriz Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; a Igreja Nossa Senhora do Ó, na cidade de Sabará; e a Igreja São Francisco de Assis, conhecida também como “igrejinha da Pampulha” e que fica na capital Belo Horizonte. Essa última foi um dos primeiros projetos de Niemeyer e revolucionou o uso do concreto armado em construções religiosas. No entanto, devido a sua forma pouco ortodoxa, recebeu críticas das autoridades eclesiásticas, que proibiram a consagração da capela durante 14 anos.
A lista espanhola conta, ainda, com duas igrejas na cidade do Rio de Janeiro (RJ): a Igreja São Francisco da Penitência e o Mosteiro São Bento. Em São Paulo (SP), os europeus elegeram a Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de São Paulo) e, no Recife (PE), a Capela Dourada. Completam a relação a Catedral Metropolitana, outra obra de Niemeyer e considerada um dos cartões-postais de Brasília (DF), e o Convento São Francisco, em Salvador (BA).