O memorial deve ser executado no Parque Vista Alegre, na região norte de Curitiba (Foto: Daniel Castellano/SMCS)
Texto: Vinícius Veloso
18/03/2022 | 16:47 — Após 31 anos, a Prefeitura de Curitiba voltará a capitanear um concurso público nacional de projeto de arquitetura. O certame terá como objetivo a concepção do memorial que homenageará o escultor Erbo Stenzel, responsável por obras como o Painel da Praça 19 de Dezembro e as estátuas da Deusa da Justiça e do Homem Nu — todas localizadas na capital paranaense. O espaço deve ser executado no Parque Vista Alegre, na região norte da cidade.
Com organização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o concurso terá cinco jurados e prazo de realização de até seis meses. O valor limite para a execução da obra será de R$ 450 mil, montante que já inclui as despesas do processo de seleção do projeto. O concurso é resultado de um acordo firmado entre o prefeito Rafael Greca, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ-PR) e o Executivo Municipal.
As partes se entenderam para colocar um fim na disputa judicial que envolvia a demolição da casinha histórica de Erbo Stenzel, que ficava no Parque São Lourenço e foi parcialmente destruída após um incêndio em 2017. Movida pelo SindARQ-PR, a ação contra o município e o prefeito continha denúncias de improbidade administrativa e danos patrimoniais. Em sua análise, o juiz Guilherme de Paula Rezende considerou que a demolição foi inadequada.
Os envolvidos, então, decidiram que a construção de uma réplica da casa seria descabida porque os valores histórico e cultural originais da construção não existiriam mais. Com isso, surgiu a ideia do memorial. Agora, o processo depende da manifestação de ciência do Ministério Público do Paraná, que também deve dar a sua anuência sobre o acordo. É necessário, ainda, aguardar a homologação do juiz. As informações são da Gazeta do Povo.
Último concurso
O último concurso de arquitetura promovido pela Prefeitura de Curitiba foi em 1991 e envolveu o Portal Polonês e o Portal Alemão. Desde então, outros poucos certames chegaram a acontecer, mas todos idealizados pelo Governo do Estado ou pela iniciativa privada.
(Com informações do Haus – Gazeta do Povo)