O edifício possui um jardim plantado no telhado, com café e restaurante (Foto: Foster + Partners/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
15/06/2022 | 14:50 — Seguindo uma tendência mundial no mundo da construção e arquitetura, o escritório inglês Foster + Partners acaba de divulgar o projeto de um edifício completamente constituído de madeira, o qual abrigará a loja de Departamentos Shibuya Marui, em Tóquio, no Japão.
O empreendimento de nove andares foi projetado para receber lojas e marcas que seguem a premissa de um estilo de vida sustentável. Adotando os mais altos padrões de iniciativas ecologicamente corretas, a obra se destacou pela responsabilidade ambiental significativa empregada em sua construção.
A idealização do design partiu de um conceito principal: o de criar uma comunidade acolhedora e aberta aos visitantes. Pensando nisso, a estrutura foi constituída totalmente em madeira, complementada por materiais com redução de carbono comprovadas, maximização de entrada de luz natural e incorporação de um sistema que proporciona conforto térmico passivo, através de materiais naturais.
De um lado do edifício, a estrutura e o corrimão, também de madeira, se complementam. Com vista para a Koen Dori Road, a fachada envidraçada reduz o ganho solar e explicita a proporção entre os ambientes. Já o outro lado do edifício é marcado por um ganho de calor ainda menor, graças ao revestimento de vidro canelado, também associado à sensação de leveza.
A obra possui um jardim plantado no telhado, com café e restaurante, que se conecta ao Miyashita Park a leste — um parque japonês da cidade. No nível do solo, por sua vez, as entradas são ornamentadas por passarelas de bambu, aliadas a paredes verdes que levam a lojas de departamentos.
A loja de Departamentos Shibuya Marui ainda foi edificada sobre uma estrutura metálica, que melhora o desempenho sísmico do edifício.