O complexo apoiará novos talentos na capital baiana (divulgação: Sotero Arquitetos)
Texto: Vitória Oliveira
19/01/2023 | 10:40 — Com projeto do escritório Sotero Arquitetos, o Complexo Cidade da Música da Bahia ganhará mais dois edifícios: a Casa de Espetáculo e a Escola de Arte e Tecnologia. O conjunto será composto por três edifícios, sendo que um deles – o Museu – já está em obra.
Berço de grandes artistas, Salvador (BA) terá um espaço dedicado à música, que é um símbolo da cultura baiana. Com 7.600 m², o complexo tem por objetivo resgatar a memória afetiva da cidade e apoiar a produção de novos artistas, além de se tornar visita obrigatória de turistas e moradores da cidade.
Casa de Espetáculos
A sala de apresentações da Casa de Espetáculos será concebida dentro do conceito de black box, onde pode assumir diferentes configurações de layout conforme a demanda de cada espetáculo.
Além disso, será abrigada numa ruína histórica a ser restaurada, com sua estrutura principal toda em madeira laminada colada (MLC).
Escola de Arte e Tecnologia
No edifício da Escola de Arte e Tecnologia, o térreo abrigará um café, um espaço para pequenas apresentações, sala de concertos, sala de exposições, biblioteca, três estúdios de ensaios e gravações, um rooftop com bar e mirante para contemplação da cidade.
Faz parte do projeto uma escola profissionalizante com oficinas e salas temáticas em cada disciplina, tais como gravações em áudio e vídeo, monitorização de shows, iluminação cênica, cenários, figurinos, cabelo e maquiagem, produção musical, streaming, entre outros voltados ao universo musical.
Já esse edifício será implantado em um terreno vazio, estruturado em concreto protendido e algumas partes também em MLC.