O Metaserai da WHT pretende gerar uma resposta emocional e fisiológica positiva nos visitantes (Foto: Divulgação: WHY)
Texto: Agatha Menes
26/01/2023 | 09:15 — A pax.world, plataforma de metaverso com lançamento previsto para o início de 2023, anunciou a parceria com renomados escritórios internacionais de arquitetura para a criação de centros virtuais de cultura e comércio.
Os escritórios Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY vão criar o “Metaserai”, um centro social que sediará eventos culturais, sociais e educativos, como galerias de arte, festivais, teatros e palestras – tudo de forma online.
Visando ser uma sociedade plenamente funcional governada por uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO), a plataforma dividirá o espaço virtual em lotes de propriedades privadas guiadas por centros comunitários (Metaserai) inspirados nos Caravanserai da antiga Rota da Seda.
Cada escritório projetará um Metaserai:
Com formato de cubo que levita, o espaço do Grimshaw tem uma estrutura simples que possui um pátio central e uma fonte de água inspirados no caravanserai. Com a interação dos usuários é possível ter espaços sob medida gerados por kits de peças.
Paxton é o projeto hexagonal da HWKN. Localizado em um deserto, o edifício terá diversas experiências, como concertos no anfiteatro, galerias sem paredes, salas de reunião a céu aberto e instalações para exercícios em um jardim na cobertura.
Levando os valores do escritório, o projeto virtual do Farshid Moussavi promove a inclusão social e a diversidade. Distribuído em três pátios circulares, o edifício é revestido de espelhos que refletem o exterior do espaço.
Centrado em uma praça pública, o espaço da WHY possui cachoeiras, claraboias e vegetação. Seu pátio central abre para salas subterrâneas, ilhas levitantes, grandes salões e salas de relaxamento meditativo que visam gerar uma resposta emocional e fisiológica positiva nos visitantes.
Paxton está localizado em um deserto e possui um espaço ideal para diversas atividades (Foto: Divulgação/HWKN)