A iniciativa nomeia as cidades que mais representam o uso construtivo do design para promover mudanças sociais, culturais e ambientais, além de melhorar a qualidade de vida em geral (Foto: World Design Organization/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
27/02/2023 | 17:10 — A World Design Organization, órgão internacional que representa e promove os interesses dos designers industriais, elegeu as cidades de San Diego e Tijuana, nos Estados Unidos e México, respectivamente, como as Capitais Mundiais do Design de 2024.
A iniciativa nomeia as cidades que mais representam o uso construtivo do design para promover mudanças sociais, culturais e ambientais, além de melhorar a qualidade de vida em geral. O título é válido por dois anos.
Neste ano, as cidades — que são vizinhas, litorâneas e marcadas pelo clima árido — foram reconhecidas por suas estratégias de design centradas no ser humano e sua colaboração binacional.
San Diego, Califórnia (EUA) (Foto: f11photo/Shutterstock)
Com mais de 150 mil pessoas cruzando a fronteira todos os dias, elas estão intimamente conectadas e são fisicamente delimitadas por uma cadeia de montanhas a leste e o Oceano Pacífico a oeste. Embora localizadas em países diferentes, as duas cidades fazem parte de um único ecossistema, com uma infinidade de oportunidades para intervenções e inovações de design.
A instituição conta que San Diego e Tijuana possuem uma longa história de compartilhamento de recursos, valores culturais e desafios — além de estarem na linha de frente das grandes mudanças pelas quais o mundo passa atualmente, da crise climática à geopolítica —, o que motivou a nomeação.
Espera-se que, com o novo título, as capitais redefinam as narrativas das comunidades de fronteira através de políticas urbanas de redesenvolvimento e redistribuição, utilizando o design na criação de novas infraestruturas e plataformas de acordo com esses valores, ativando redes de mudança em todas as cidades globais.
Tijuana (MEX) (Foto: Adrian duran/Shutterstock)
Para isso, ao longo de 2023, as duas cidades promoverão muitos eventos em preparação para se tornarem as capitais mundiais do design em 2024. A série de eventos públicos, conferências, cúpulas de políticas e workshops será um catalisador para a troca de ideias.
Nos próximos meses, muitos líderes em campos relacionados ao design realizarão oficinas e sessões educacionais conduzidas pela comunidade. As cidades planejam iniciar seu mandato em 2024 com uma cerimônia oficial e um festival internacional de rua para celebrar essa relação.
Para conferir mais detalhes, clique aqui e acesse ao site da World Design Organization.