Assista a gravação
Com o tema “Retrofit: cases, desafios e soluções”, Lula Gouveia, sócio e arquiteto do escritório Superlimão, falará sobre especificidades das revitalizações de construções durante o talk
Texto: Naíza Ximenes
06/08/2024 | 10:15 — No dia 25 de setembro, Lula Gouveia, sócio e arquiteto do escritório Superlimão, participará do talk na Galeria da Arquitetura com o tema “Retrofit: cases, desafios e soluções”.
O talk acontecerá no formato remoto e será transmitido aqui, no blog da Galeria da Arquitetura, às 16h. Na inscrição, que é gratuita, há um campo para registrar perguntas, sugestões e recados para o palestrante.
O que é retrofit?
O termo “retrofit” é utilizado para designar projetos que aliam tecnologia e materiais de qualidade para revitalizar construções antigas, sem alterar a arquitetura original. Considerada uma poderosa ferramenta para preservar estruturas, a estratégia é utilizada, principalmente, para garantir a segurança em instalações e sistemas sem perder a história de um edifício.
Além da valorização imobiliária e da conservação de um patrimônio, o retrofit também é conhecido por ser um ótimo aliado no quesito sustentabilidade. Isso porque a técnica é muito utilizada em propostas que visam a conservação de um patrimônio e, ao mesmo tempo, proponham melhorias na eficiência energética, na redução de consumo de energia, no isolamento térmico e muitos outros aspectos de um edifício – soluções importantes para a recuperação de prédios históricos, por exemplo.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI
Qual a diferença entre reforma e retrofit?
A diferença entre a reforma e o retrofit está, principalmente, nos objetivos e abordagem de cada um. Ambos os processos envolvem a intervenção em construções existentes, mas com finalidades e métodos diferentes.
RETROFIT | REFORMA | |
OBJETIVO | Modernizar e atualizar o edifício, melhorando sua eficiência energética, funcionalidade, sustentabilidade e, muitas vezes, preservando características históricas ou culturais | Reparar, renovar ou modificar um edifício para melhorar seu estado, funcionalidade ou estética |
ESCOPO | Envolve intervenções mais complexas e abrangentes, como a instalação de sistemas de climatização modernos, isolamento térmico, sistemas de energia renovável, atualização de sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros | Podem variar em escala, que vão desde pequenas mudanças estéticas (como pintura ou troca de revestimentos) até grandes intervenções estruturais (como derrubada de paredes, criação de novos espaços), sem preservar, necessariamente, a estrutura original |
ABORDAGEM | Busca integrar novas tecnologias e práticas sustentáveis, mantendo ou aprimorando a estrutura original do edifício. Envolve uma análise cuidadosa do estado atual do edifício e o planejamento de melhorias que promovam a eficiência e a sustentabilidade a longo prazo | Geralmente se concentra em resolver problemas específicos ou atender a novas necessidades dos ocupantes, sem necessariamente buscar uma modernização abrangente ou incorporar tecnologias avançadas |
Essas e outras dúvidas sobre retrofit serão respondidas no talk com Superlimão!
Confira projetos de retrofit na Galeria da Arquitetura!
Lote
Marcada pelo dinamismo e intensa atividade cultural, a cidade de São Paulo é palco de mais uma importante obra de revitalização do espaço público: o Lote, assinado pelo escritório de arquitetura Superlimão.
O projeto é um espaço multicultural temporário que emerge das ruínas de um antigo estacionamento. O local conecta o Beco do Nego (uma continuação do Beco do Batman, conhecido pelos inúmeros grafites pintados nos muros) a uma quadra de basquete e à rua Padre João Gonçalves, na Vila Madalena. E, se o local é conhecido pela cultura e pelos grafites, por que não os incluir no projeto?
Os arquitetos transformaram os 650 metros quadrados de terreno em uma estrutura que, logo de cara, remete à topografia do entorno — e que foi posteriormente apelidada de ‘montanha urbana’, já que o bairro da Vila Madalena é marcado por grandes ladeiras.
BETC Havas Café
Em uma das ruas mais badaladas da capital paulista, a Oscar Freire, em São Paulo, o outrora restaurante Chez Oscar — que parou de receber visitantes após a pandemia e cedeu o imóvel ao escritório BETC Havas — deu lugar ao BETC Havas Café, uma mistura de livraria, café e agência de publicidade.
A estrutura principal do prédio foi idealizada pelo escritório de arquitetura Triptyque, que dividiu o edifício em quatro andares. No entanto, após os anos de pandemia, o espaço precisou de um retrofit para voltar à ativa. Quem comandou a restauração foi a dupla de escritórios Galeria Arquitetos e Terra Capobianco.
Edifício Martinelli
O Edifício Martinelli, considerado um marco na arquitetura dos anos de 1930, pertence atualmente à prefeitura, abrigando diversos órgãos municipais.
Para se modernizar, mas sem perder a essência, os cinco últimos andares e o oitavo pavimento da construção tombada pelo Patrimônio Histórico passaram por uma requalificação nas mãos do arquiteto Paulo Lisboa.
O edifício está situado entre as ruas São Bento, Líbero Badaró e Avenida São João ostenta o título de primeiro arranha-céu da América Latina. Foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli com projeto do arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena.
Bráz Elettrica
Inaugurada no boêmio bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), a Bráz Elettrica foi projetada pelo criativo time de arquitetos da SuperLimão Studio, a pedido da Cia. Tradicional do Comércio.
Com cozinha comandada por Anthony Falco – pizzaiolo que ganhou fama no Roberta’s, de Nova York –, a pizzaria tem uma proposta despretensiosa e informal, servindo discos individuais de massa leve para se comer com as mãos. Uma curiosidade está no nome “Elettrica”, escolhido em referência aos fornos elétricos, que ficam à vista e se tornaram o coração da casa.
Segundo o arquiteto Thiago Rodrigues, toda a infraestrutura do projeto anterior foi refeita. “Quando chegamos o espaço já estava sendo demolido. Trocamos a escada de lugar, criamos caixilhos novos em serralheria e descascamos as paredes. Fizemos também o piso nos dois andares, de concreto lixado”, completa.
Fairmont Copacabana
A rede de hotéis de luxo Fairmont Hotel & Resort escolheu o território carioca para abrir as portas do seu primeiro hotel na América do Sul, o Fairmont Copacabana. O projeto de interiores assinado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos reflete a exclusividade da marca.
O estabelecimento foi projetado a partir do retrofit de um antigo hotel e conta com ambientes que proporcionam bem-estar e conforto aos hóspedes. “O trabalho de retrofit é mais útil. Envolve afetividade, mexe com a memória que remete a lembranças e histórias”, comenta a arquiteta Patrica Anastassiadis.
O acesso principal é integrado à calçada, quase como uma extensão da praia de Copacabana, permitindo que a luz natural e a brisa do mar estejam presentes no local.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI
Quer saber mais? Envie suas perguntas no forms durante a inscrição para o talk e assista o arquiteto Lula Gouveia, do escritório Superlimão, falar sobre retrofit!
Anote aí!
Quando: dia 25 de setembro
Horário: às 16h.
Como acessar: no blog da Galeria da Arquitetura, neste post.
Caso você queira saber ainda mais sobre o tema, debater com os colegas de profissão, trocar experiências e conhecimentos, aproveite para se inscrever no Sienge Comunidade!
Interessante se também fosse incluído nos convites o horário previsto de encerramento, abraço.
Oi, Paulo! Tudo bem?
Todos os nossos talks têm duração prevista de uma hora 🙂
Obrigada,