Texto: Nayara Alves
Mais do que tendência, a construção de casas sustentáveis é uma necessidade nos dias atuais. E o tema do meio ambiente foi colocado em pauta, mais uma vez, com a recente notícia de que as ondas de calor em São Paulo podem chegar até 32º por um mês inteiro em 2030.
Utilizar materiais que contribuam para residências mais equilibradas do ponto de vista térmico, por exemplo, é essencial. Assim como usar elementos que ajudam na economia de água e energia.
A boa notícia é que é possível construir com foco em amenizar os danos ao meio ambiente, sem abrir mão de espaços estilosos e funcionais.
Quer saber mais?
Veja, a seguir, 5 casas construídas com materiais sustentáveis:
1 – Casa Narsighar
2 – Casa dos Arcos Mirai
3 – Casa Refúgio do Sol
4 – Casa Árbol
5 – Floripa EkoHouse
1- Casa Narsighar
A Casa Narsighar está localizada em Nokha, um distrito do Rajastão, em uma árida região desértica da Índia. O escritório de arquitetura indiano Sanjay Puri Architects projetou a residência sem um sistema de refrigeração, a fim de amenizar os altos gastos com energia, mas com materiais que supriram as necessidades dos moradores.
Entre os elementos utilizados, destacam os seguintes:
- Pedras Jali: pedras esculpidas que absorvem a água e podem ser impermeabilizadas com resina para evitar que fiquem molhadas por muito tempo.
- Arenito: possui propriedades térmicas que contribuíram para o isolamento da casa. Foi utilizado nas paredes, absorvendo bem mais calor para liberá-lo de forma mais gradual.
A arquitetura da casa encanta pelas pérgulas de pedra, pelo design único (remetendo aos palácios indianos) e por outras técnicas tradicionais aplicadas pelos artesões da Índia.
2- Casa dos Arcos Mirai
Outro projeto localizado na Índia é a Casa Mirai, construída em um terreno de 622 m², que ocupa uma vila residencial. Essa morada também é sustentável para “responder” ao clima quente do deserto de Rajasthan.
Para amenizar o forte calor (por conta de temperaturas que podem chegar a 40ºC), a residência ganhou uma construção com tijolos de origem local, arenito e gesso calcário -elementos que contribuíram para melhorar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.
O projeto também criou espaços eficientes, com ganhos de calor reduzido e luz natural em todas as partes.
Destacam-se, ainda, o sistema de reutilização hídrico, por meio da coleta da água de chuva, e os painéis solares para geração de energia.
3- Casa Refúgio do Sol
Esse projeto aqui é brasileiro! A casa Refúgio do Sol, assinada pelo escritório de arquitetura azulpitanga, está localizada na zona rural de Barbalha (CE).
Trata-se de uma residência de veraneio para um casal sem filhos. De arquitetura simples, a morada foi construída com sistemas que prezam pela sustentabilidade.
A edificação possui tratamento para águas residuais, com uma bacia de evapotranspiração (BET) para resíduos das privadas sanitárias, assim como um ciclo de bananeiras para tratar as águas que vem das pias, tanques e ralos.
Além de reduzir o consumo de energia, a casa tem ambientes modernos e com baixa manutenção, trazendo conexão direta com a natureza.
Também foram utilizados materiais leves, como pilares e vigas de madeira, assim como taipa de mão. Em contrapartida, as esquadrias e os vidros dão o toque moderno e sofisticado aos espaços.
4- Casa Árbol
A Casa Árbol, localizada na cidade de São Francisco de Paula (RS), conta com uma área de 50 m². O projeto foi concebido pelo escritório Íntegra Studio Arquitetura para transcender o convencional.
A construção fica em um local escolhido pelo proprietário, em meio a Mata Atlântica, proporcionando uma fusão única entre os campos e as florestas.
Um dos materiais sustentáveis utilizados no projeto é a ripa de eucalipto, que é uma madeira de reflorestamento e contribui para a preservação das matas nativas. A matéria-prima foi utilizada no guarda-corpo e no banco extenso da varanda.
Utilizada durante todas as estações do ano, a casa também permite a entrada de luz natural e a integração entre as áreas internas e a natureza.
5- Floripa EkoHouse
Para finalizar a lista, destaque para a Casa EkoHouse, localizada em Florianópolis (SC), que recebeu certificado nível ouro do referencial GBC Brasil Casa.
Construída em um terreno de 240 m², a morada ganhou uma série de equipamentos que proporcionaram a redução de consumo de energia e água. Os arquitetos apostaram no isolamento térmico de coberturas e paredes externas; na parede vegetada; em sistemas solares fotovoltaicos (para a geração de energia elétrica); em sistemas solares térmicos (para aquecimento de água) e na coleta e no tratamento da água de chuva. Também foram utilizados metais e soluções sanitárias de baixo consumo de água.