Texto: Agatha Menes
Banheiros públicos geralmente passam despercebidos, mas no distrito comercial de Shibuya, em Tóquio, eles são verdadeiras atrações arquitetônicas. O projeto The Tokyo Toilet – uma iniciativa da fundação filantrópica Nippon Foundation em parceria com renomados arquitetos japoneses e o governo local – propôs a criação de 17 banheiros públicos com designs únicos.
Com a participação de 16 arquitetos, o objetivo do projeto é mais do que oferecer um banheiro funcional. Cada espaço foi pensado para mudar a percepção das pessoas sobre banheiros públicos e promover a hospitalidade, a acessibilidade e a sustentabilidade – características marcantes do Japão.
Diferenciais dos banheiros públicos de Tóquio
Os 17 banheiros são tecnológicos, sustentáveis e acessíveis para diferentes públicos (pessoas em cadeiras de rodas, bebês, pessoas com mobilidade reduzida e de todos os gêneros). Além disso, eles passam por um rigoroso padrão de limpeza, com três limpezas diárias, uma limpeza mensal e uma especial anual para garantir a saúde e segurança dos usuários.
Os projetos icônicos
Conheça alguns dos banheiros públicos que fazem parte do The Tokyo Toilet:
Yoyogi Fukamachi Mini Park Toilet
Shigeru Ban criou um dos banheiros mais famosos do projeto The Tokyo Toilet: o Yoyogi Fukamachi Mini Park Toilet. Com vidros coloridos e transparentes, é possível ter privacidade através de uma tecnologia que deixa os vidros opacos quando a porta do banheiro é trancada.
Nishisando Toilet
Criado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, o banheiro público Nishisando Toilet tem a estrutura de um grande navio branco com formas arredondadas. Do lado de fora das cabines é possível encontrar cinco torneiras instaladas em diferentes alturas, otimizando o uso para diferentes pessoas.
Hiroo Higashi Park Toilet
Já o Hiroo Higashi Park Toilet é marcado pela vontade do arquiteto Tomohito Ushiro de criar um espaço que represente a frase “somos todos iguais no sentido de que somos todos diferentes”. Dessa maneira, um gigantesco painel de luz – que se ilumina de 7,9 bilhões de maneiras, assim como o número da população mundial – foi instalado atrás dos vasos sanitários.
Nanago Dori Park Toilet
Segundo pesquisas, a maioria dos usuários de banheiros públicos não gostam de tocar nas superfícies dos locais. Pensando em solucionar isso, o arquiteto Kazoo Sato criou o Nanago Dori Park Toilet com o conceito VOICE COMMAND. Assim, através do “Hi Toilet” é possível abrir a porta do banheiro, dar descarga e ligar a torneira utilizando a voz.
Nabeshima Shoto Park Toilet
O arquiteto Kengo Kuma criou uma vila de banheiros públicos, a Nabeshima Shoto Park Toilet. Com cinco cabanas cobertas por tábuas de cedro em diferentes ângulos, o banheiro consegue atender variadas necessidades ao ter diferentes layouts em cada cabana.
Imagina um projeto desses no Brasil? Nos conte o que você achou de cada banheiro!