A primeira edição do curso online de Guto Requena explora novas tecnologias, design sustentável e o repensar do habitar em quatro aulas abertas ao público geral
Texto: Naíza Ximenes
11/11/2024 | 17:28 — O primeiro curso online do Estúdio Guto Requena, intitulado “Arquitetura, Inovação e Sustentabilidade: Futuros Possíveis”, está com as inscrições abertas.
O curso busca envolver tanto profissionais da área quanto entusiastas interessados em refletir sobre o impacto da arquitetura e do design na construção de futuros mais sustentáveis.
Serão quatro aulas, em segundas-feiras consecutivas, de 25 de novembro a 16 de dezembro. A duração é de duas horas por aula, das 19h30 às 21h30. O investimento é de R$ 400, com desconto de 50% para estudantes.
Repensando o futuro: do design de objetos às cidades
Ao longo das quatro aulas, o arquiteto e designer Guto Requena pretende explorar diferentes escalas do design, começando pelo corpo humano e passando por objetos, interiores, edifícios e urbanismo.
A proposta é abordar o design de maneira holística, incorporando discussões sobre inovação, sustentabilidade e o uso de tecnologias emergentes, como impressão 3D e materiais biobaseados. Segundo o arquiteto, a ideia é desafiar modelos tradicionais, propondo alternativas mais inclusivas e decoloniais.
Temas das aulas
Logo na primeira aula, Requena provoca uma reflexão sobre a necessidade de “descolonizar” o design. O intuito é discutir como padrões coloniais (e, portanto, eurocêntricos) ainda influenciam o design das casas e cidades. Como solução, o arquiteto leva exemplos que envolvem a arquitetura vernacular e a descarbonização como estratégias aliadas à sustentabilidade e redução de impactos climáticos.
Já na segunda aula, intitulada “Habitar Híbrido: o lar na era digital”, a discussão deve exibir um panorama sobre as transformações de moradias ao longo da história, destacando o crescimento da digitalização na vida doméstica. O arquiteto analisará tendências como automação residencial e biofilia, além de propor uma visão crítica sobre as casas do futuro.
O terceiro encontro, por sua vez, com o nome “Pra quê mais uma cadeira?”, propõe uma reflexão sobre o papel do design em tempos de crise climática. O arquiteto questiona a necessidade da criação de novos produtos e discute alternativas que priorizam a sustentabilidade no desenvolvimento de objetos.
Na aula de encerramento, batizada de “Cidades, novas tecnologias e afetos”, Requena discorrerá sobre o impacto das tecnologias digitais nas cidades. Ele deve explorar como o uso de arte pública interativa pode transformar espaços urbanos, promovendo um urbanismo colaborativo e sensível.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail cursos@gutorequena.com.br, ou através do site curso.gutorequena.com. As vagas são limitadas.
Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas para quem não conseguir acompanhar o curso na data ou horário previstos. Elas ficarão disponíveis para consulta até um mês após a finalização. Ao final do curso, os participantes ganharão um certificado de participação, com carga horária de oito horas.