Assista à gravação
Os arquitetos compartilharão, no dia 30 de julho, highlights de sua trajetória e como a experiência contribui para a criação de um projeto com personalidade
Texto: Naíza Ximenes
15/07/2024 | 11:15 — Os arquitetos Fernando Forte (FGMF), Rodrigo Ferraz (FGMF) e Daniel Mangabeira (Bloco Arquitetos) são os convidados da Galeria da Arquitetura para participar, no dia 30 de julho, de um talk especial, cujo tema é “Arquitetura e Identidade: Como o FGMF e o Bloco Arquitetos definem a personalidade dos espaços”.
Os palestrantes compartilharão detalhes da trajetória dos dois escritórios e discutirão suas abordagens inovadoras para criar projetos que não só atendem às necessidades funcionais, bem como refletem a identidade única de cada espaço.
A proposta é utilizar cases icônicos para exemplificar a dualidade entre atribuir a identidade de um arquiteto e a identidade de um projeto em uma obra.
FGMF
Nascido em 1999 – fruto da amizade entre os três arquitetos Rodrigo Marcondes Ferraz, Lourenço Gimenes e Fernando Forte –, o escritório FGMF tem como proposta a construção de uma arquitetura contemporânea flexível. Sem fórmula pré-definida ou restrições que limitem o potencial criativo dos projetos, a equipe atua em diversos segmentos, do residencial ao comercial, hoteleiro e corporativo.
Hoje, o trio conta com uma equipe de arquitetos que acumula diversos prêmios, nacionais e internacionais, e um portfólio com mais de 360 projetos. O que eles têm em comum? A diferença! Conhecidos pela tentativa de não se repetir, os arquitetos do FGMF colocam a expertise em foco ao inovar nos métodos construtivos, aliando estética e funcionalidade – esta, sim, a marca do escritório.
Bloco Arquitetos
Fundado em Brasília (DF) também por um trio de arquitetos – Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco –, o escritório Bloco Arquitetos projeta de casas a instalações temporárias. Sem um estilo arquitetônico definido além do próprio, eles contam que seus trabalhos surgem das condicionantes de cada obra, que podem ser da topografia à mão de obra.
O nome “Bloco”, que faz referência às superquadras residenciais de Brasília, também chamadas de blocos, é uma homenagem que cabe tanto à cidade, quanto ao arquiteto que a projetou, Oscar Niemeyer. Independente da proposta, ambas as possibilidades refletem o carinho da equipe com grandes nomes da Arquitetura.
Outro reflexo desse afeto é a Brasília Moderna: uma coletânea de projetos de edifícios, construídos entre 1960 e 1980, que foram projetados por arquitetos da primeira geração a trabalhar na cidade. A iniciativa promove a conscientização sobre a importância não só da preservação, bem como da manutenção deste importante acervo.
Arquitetura e Identidade
Em tempos em que “nada se cria, tudo se copia”, colocar identidade em um projeto de arquitetura virou uma tarefa complexa, que vai muito além do que é esteticamente agradável. Apesar de ser o diferencial de um projeto, a identidade de uma obra reflete muito do proprietário e do profissional responsável por ela.
Cada cliente tem uma visão única e expectativas específicas, e é fundamental que o arquiteto consiga captar e traduzir essas informações em soluções arquitetônicas que realmente reflitam essa individualidade. Além disso, o contexto cultural, histórico e ambiental do local deve ser considerado para que o projeto se integre de maneira coesa ao seu entorno.
Mas como fazer isso e deixar sua marca em cada projeto? Como equilibrar criatividade, limitações, orçamento, necessidades e perfil de cada obra? Como combinar estética e funcionalidade sem perder a proposta inicial de uma colaboração?
Quem responderá essas perguntas são os arquitetos Fernando Forte, Rodrigo Ferraz e Daniel Mangabeira, no dia 30 de julho. O talk sobre Arquitetura e Identidade será transmitido nesta mesma página, às 16h. Inscreva-se gratuitamente no forms abaixo e anote suas perguntas para fazer durante o talk!
Anote aí!
Quando: Dia 30 de julho.
Horário: Às 16h.
Como acessar: No blog da Galeria da Arquitetura, neste post.
Caso você queira saber ainda mais sobre o tema, debater com os colegas de profissão, trocar experiências e conhecimentos, aproveite para se inscrever no Sienge Comunidade!
Quero participar