O Museu de Arte Moderna, em São Paulo, é um dos cenários do game (Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock)
Texto: Vinícius Veloso
25/06/2021 | 15:55 — Um grupo de alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, desenvolveu um jogo virtual que ensina sobre a arquitetura de maneira lúdica e divertida. O projeto, orientado pelo professor Carlos Murdoch, recebeu o nome de “O Espírito da Arquitetura” e tem como cenários importantes obras nacionais: o Museu de Arte Moderna (MAM), o Monumento aos Pracinhas e o Museu do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além dessas três, a ideia é que outras construções do Brasil e do mundo sejam adicionadas posteriormente.
Um dos cenários iniciais, o MAM é um ícone da arquitetura mundial e guarda um dos mais ricos acervos de arte contemporânea e moderna na América Latina. “Ou seja, ao mesmo tempo que jogam e se divertem, as pessoas têm acesso à uma coleção importante”, comenta Murdoch. O professor, que coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo da UVA, orientou os alunos na pesquisa histórica, na projeção das maquetes e na programação.
Além de explorar os detalhes arquitetônicos e construtivos das obras, o jogo eletrônico também apresenta bate-papos com grandes nomes da arquitetura (personificados na forma de ectoplasma). Esses personagens apresentarão as informações necessárias para que o jogador possa avançar para as próximas fases. O game deve ser lançado em breve e o seu piloto foi apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO).
Segundo Murdoch, ter uma ferramenta como essa à disposição torna o aprendizado mais interessante, atraente, dinâmico e desafiador. “É uma porta para acessar outros novos níveis de absorção do conhecimento”, diz. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2021, 72% da população brasileira joga algum tipo de game e 75,8% dos entrevistados afirmaram que jogaram por mais tempo durante o período de isolamento social decorrente da pandemia.