Texto: Vinícius Veloso
Palco da cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024 — sendo essa a primeira vez em que o evento não acontecerá em um estádio convencional —, o rio Sena ganhou uma piscina flutuante e um centro esportivo no último dia 15 de julho. Batizado de Annette K e com projeto assinado pelo escritório francês Seine Design, o espaço com visual natural e minimalista foi executado com estrutura em madeira, aço e vidro, ecoando a estética da construção naval.
Além dos locais para a prática esportiva, o empreendimento tem cafeteria, restaurante, spa e consultórios de fisioterapia. Porém, a protagonista é a enorme piscina olímpica aquecida e que conta com alguns espaços fechados — permitindo o seu uso mesmo nos dias frios ou chuvosos. Já nos andares inferiores, janelas de vidro que possibilitam a visão do fundo da piscina aprimoram a estética ao criarem efeitos visuais dignos de obras impressionistas.
O sistema de aquecimento da piscina flutuante no rio Sena, além de manter a água da piscina na temperatura ideal, ainda colabora com a climatização dos decks inferiores — o que promove economia de energia.
Destaque, também, para a pista de corrida que se expande por todo o terraço e oferece uma vista 360° dos arredores e para os cuidados com a acessibilidade, permitindo uma experiência inclusiva em todas as instalações para pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Piscina flutuante no rio Sena por seus autores
Vencedor do prêmio de arquitetura em aço em 2023, o projeto é definido por seus criadores como um “espaço pensado para o bem-estar do corpo e da mente. Um local dedicado à natação, ao esporte, à saúde e ao convívio social”, detalham os arquitetos responsáveis.
“A piscina olímpica e o Centro Desportivo e de Bem-Estar foram concebidos para serem espaços contínuos que permitem a realização simultânea de muitas atividades de diferentes naturezas, da manhã até a noite. Foi dada especial atenção ao acolhimento de todas as formas de deficiência, com auxílio de especialistas em esportes adaptados”, continuam os autores.
Confira mais fotos do projeto:
Cerimônia de abertura das Olimpíadas no rio Sena
Pela primeira vez na história, a abertura das Olimpíadas não vai acontecer em um estádio tradicional. Em 2024, Paris pretende trazer o esporte para a cidade — o que deve começar já com o evento que marca o início das competições. O desfile de atletas ocorrerá ao longo do rio Sena, com cada delegação nacional dentro de barcos equipados com câmeras que levarão as imagens para todo o mundo.
Serão 10.500 esportistas que percorrerão o trajeto aquático de 6 km, passando por pontos icônicos como La Concorde, a Esplanada Invalides e o Grand Palais. Outra novidade é que o público não precisará de ingressos para a festa. Os torcedores acompanharão a cerimônia de abertura gratuitamente do cais superior. O único ponto onde será preciso adquirir entrada será no cais inferior, entre as pontes Austerlitz e Iéna.
Além disso, oitenta telões e alto-falantes estrategicamente posicionados permitirão que todos aproveitem a atmosfera do espetáculo.
Veja também: