Por Vinicius Carmo
O surfe é um esporte cada vez mais conhecido. A repercussão ficou ainda maior após a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Segundo pesquisas do IBOPE Repucom, são mais de 45 milhões de fãs no Brasil.
Por outro lado, a prática do surfe não é tão acessível a uma boa parte das pessoas. Surfistas que moram nas capitais e nos interiores do País precisam viajar quilômetros para o litoral — e, ainda, contar com a sorte de pegar o mar em boas condições.
É aí que entram os clubes com piscinas de ondas, que tornam esse esporte mais inclusivo, além de facilitar a vida de quem já surfa, ou de quem deseja ter seu primeiro contato com a prancha.
Veja, a seguir, uma lista com detalhes e curiosidades dos 5 melhores clubes de piscina de ondas do mundo!
- Kelly Slater Wave Co. / Surf Ranch
- Praia da Grama
- Surf Center
- URBNSURF
- Beyond The Club
Kelly Slater Wave Co. / Surf Ranch
Localizado em Lemoore, na Califórnia, nos Estados Unidos, o Surf Slater Co. / Surf Ranch é famoso pelo seu famoso proprietário: Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surfe. O grande diferencial é sua localidade, no meio do deserto.
O complexo oferece, além das piscinas de ondas, instalações para hotelaria e gastronomia no melhor estilo fazenda (ou “rancho”), tornando-se uma escolha ideal para turistas e entusiastas do esporte.
Praia da Grama
A área total da Praia da Grama é de 91 mil m². Está localizada dentro de uma fazenda, em Itupeva (SP), em um condomínio que foi planejado especialmente para receber uma grande piscina de ondas.
O projeto, assinado pelo arquiteto Gui Mattos, permite a prática de outras modalidades, já que possui quadras de beach tennis e beach vôlei. Como gastronomia, disponibiliza um sushi bar, além de outras atrações.
Surf Center
Localizada na capital paranaense, O Surf Center será inaugurado em dezembro de 2024. O empreendimento ocupa uma área total de 3,5 mil m². O destaque, é claro, é a piscina de ondas com mais de 1,4 mil m².
Além disso, o complexo oferecerá uma gama de atividades, como: lutas, pilates de aparelho, dança, beach tennis, escalada e mais.
O projeto é uma iniciativa dos irmãos Luiz Pexe e Vilson Balioli, (sócios fundadores da Brasil Surf); Daniel Linhares (responsável pelo projeto de desenvolvimento da piscina); Marcelo Piragibe Santiago (economista); Thiago Zonin e Marlus Senger (empresários); além de Fabricio Stedile (presidente da Aloha Investimentos).
URBNSURF
Localizado próximo ao aeroporto de Melbourne, na Austrália, o URBNSURF está situado em Tullamarine, em Victoria. O complexo também será inaugurado em 2024 e oferecerá ampla infraestrutura de lazer, como: bares, lojas, centro fitness, espaços para festivais e eventos, centro de treinamento de alto desempenho e academia interna de surfe.
O projeto é totalmente sustentável, pois utiliza energia solar e água de reuso para gerar as ondas na piscina.
Beyond The Club
Localizado na capital paulista, o Beyond The Club é outro complexo que será inaugurado em breve. Ele ocupará o mesmo local do antigo Hotel Transamérica. As obras começaram no primeiro semestre de 2023; a entrega está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Além da piscina de ondas, contará com 78 quartos disponíveis para hospedagem. Serão 100 mil m² de atividades, como academia, salas de spinning, yoga, pilates, meditação, lutas e teatro.
Também vai contar com estabelecimentos funcionais: restaurantes, lojas, bares, espaço pet e centro médico para pronto atendimento.
Veja mais: 4 praias artificiais que invadiram o Brasil