O projeto se caracteriza por ser uma torre única de uso misto de alto desempenho (foto: divulgação/KPF)
Texto: Lucas Barbosa
14/02/2020 | 14:55 – O escritório internacional de arquitetura KPF divulgou seu mais novo projeto arquitetônico, o The Pinnacle at Central Wharf. Desenvolvido em parceria com a Chifaro Company, o edifício será construído na orla de Boston (Massachusetts, EUA) e se caracteriza por ser uma torre única de uso misto de alto desempenho.
O prédio substituirá uma antiga garagem de sete andares que ocupava o terreno, mas usará apenas metade do espaço do empreendimento anterior, destinando a outra parte para ser utilizada pela população. Sua construção será realizada com um metro e meio acima do nível do piso, pois o local corre risco de inundação.
The Pinnacle at Central Wharf será o primeiro projeto do Downtown Waterfront a introduzir os novos conceitos de desenvolvimento sustentável de Boston. Esses elementos objetivam a redução do impacto ambiental do prédio, além da melhoria da saúde e bem-estar da comunidade como um todo.
Com design curvilíneo, o empreendimento se destaca na paisagem da cidade (foto: divulgação/KPF)
O prédio possui um design curvilíneo capaz de suavizar a potência do vento, além de garantir sombreamento solar e ventilação a sua área residencial. Ele foi concebido de modo a se destacar no horizonte da cidade com uma imagem distinta e poderosa, conforme o padrão arquitetônico da região.
Além disso, será criado um novo corredor de pedestres integrado à proposta Blueway. Haverá ainda espaços de comércio e uma praça dinâmica em seu nível inferior.
O empreendimento tem a ambição de obter a classificação LEED Gold e, por isso, seu programa arquitetônico conta com sistemas mecânicos de ventilação de alta eficiência e instalações hidráulicas de baixo fluxo e consumo, luminárias econômicas, energia solar, entre outros.