O projeto de restauração do prédio foi elaborado pelo Iphan (foto: acervo Iphan)
Texto: Lucas Barbosa
17/04/2019 | 17:30 – A Capela de Santa Luzia é considerada a construção mais antiga de Vitória (ES). Tamanha é a sua importância cultural e histórica que o edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1946.
Como sua estrutura foi danificada com o passar dos anos, Renato Casagrande, governador do Estado do Espírito Santo, assinou uma ordem de serviço para obras de restauro da igreja na última terça-feira (16) durante evento no Palácio Anchieta, sede do governo.
O documento prevê investimento de mais de R$ 302 mil que serão usados para recuperar o telhado, o piso e as pinturas da alvenaria, do forro e do retábulo da capela-mor. A fiação elétrica e os elementos hidráulicos também serão substituídos.
O projeto de restauro foi elaborado pelo Iphan, que ainda oferecerá suporte técnico às obras.
Capela Santa Luzia
A Capela Santa Luzia é uma igreja de arquitetura colonial que outrora pertencia à fazenda que deu origem à Vila de Vitória, fundada em 1551. O edifício possui um grande valor histórico e cultural não só para o povo capixaba, como também para o Brasil, pois é um marco da colonização do estado do Espírito Santo.