A união entre Iphan, Ipac e FMLF potencializará os trabalhos para preservação do centro histórico de Salvador (foto: Thiago Leite/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
24/04/2018 | 17:40 – Foi assinado, na última quinta-feira (19 de abril), um acordo para cooperação técnica entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) para preservação do centro histórico de Salvador, na Bahia.
Com isso, a Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) do centro antigo será regulamentada, e serão elaboradas normas para preservação do local, que contribuirão com a sua gestão compartilhada, preservação e promoção enquanto patrimônio cultural brasileiro e mundial.
O acordo unificará as ações das instituições para potencializar os trabalhos de preservação do centro histórico de Salvador, além de integrar suas informações e referências cartográficas. Também serão definidos critérios para intervenção nos limites do centro antigo da capital baiana, com o intuito de aperfeiçoar procedimentos e rotinas, além de orientar a análise de projetos em áreas tombadas.
Todos os esforços serão conduzidos pelo grupo técnico-executivo formado por membros do Iphan, do Ipac e do FMLF.