O edifício Urban Forest terá ligação entre os ambientes internos e externos (foto: divulgação/Triptyque Architecture)
Texto: Lucas Barbosa
23/05/2018 | 15:05 – O escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture estará presente no Pavilhão Brasileiro da 16ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália. Ele vai apresentar ao público o edifício Urban Forest, que está sendo construído na Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo (SP), e será o primeiro, no Brasil, feito totalmente de madeira.
Com lançamento previsto para 2020, o projeto nasceu da parceria entre o escritório e a AMATA, uma empresa do setor florestal. O programa conta com 13 andares e área total de 4.700 m², que será utilizada para coworking, coliving, além de abrigar lojas e restaurantes. A proposta é unificar os ambientes internos e externos.
A utilização da madeira como matéria-prima representa um modelo de construção urbana sustentável, já que o material é o único capaz de reter o gás carbônico acumulado em todo o seu ciclo de vida.
MUROS DE AR
O tema do Pavilhão Brasileiro é “Muros de Ar”, pois explora a transposição de fronteiras materiais ou imateriais do Brasil e da sua arquitetura. Alinhado com a proposta de freespace das curadoras da Bienal, as arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, o tópico celebra o coabitar e não somente o coexistir.
A curadoria do pavilhão é dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho.
BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA
A 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza será realizada entre os dias 26 de maio e 25 de novembro. Porém, será apresentada para imprensa, em primeira mão, nos dias 24 e 25 de maio. O tema para 2018 é a capacidade que a arquitetura tem de oferecer espaços livres e suplementares aos seus usuários.
Leia mais
Osvaldo Segundo Arquitetos participará da Bienal de Veneza 2018
Detalhes da participação do Vaticano na Bienal de Veneza são revelados
Carla Juaçaba projetará capela para o Vaticano na Bienal de Veneza
Brasileiros são selecionados para participar da Bienal de Veneza