A cidade de Paraty está cercada por quatro áreas de preservação ambiental (foto: Thiago Leite/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
24/07/2018 | 15:50 – Paraty, localizada no Rio de Janeiro, (RJ) mistura características culturais e naturais. E, por isso, ela pode se tornar o primeiro sítio misto brasileiro reconhecido como Patrimônio Mundial. Isso graças à união entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal, que apresentaram a candidatura do município à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A cidade está localizada na baía da Ilha Grande, uma das maiores do País, e seu centro-histórico é cercado por quatro áreas de preservação ambiental: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Reserva Ecológica da Juatinga.
Os detalhes da candidatura da cidade serão expostos na Casa do Iphan, no centro histórico, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada entre 25 e 29 de julho.
Flip
Realizada anualmente desde 2003, a Flip reúne escritores que debatem sobre diversos temas relacionados à literatura, como teatro, cinema e ciência. A edição deste ano vai homenagear Hilda Hist.
Leia mais