Foram instaladas 120 unidades habitacionais com capacidade para 600 pessoas (crédito: ACNUR/Reynesson Damasceno)
Texto: Pedro Miranda
06/08/2018 | 12:00 – O Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) inauguraram o abrigo temporário Rondon 1, em Boa Vista (RR). O local tem capacidade para abrigar até 600 venezuelanos que estavam vivendo nas ruas da capital.
O abrigo é formado por 120 unidades habitacionais para até seis pessoas. Os novos habitantes serão selecionados pelas equipes da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e das Forças Armadas, que priorizarão os cidadãos mais vulneráveis, como mulheres grávidas, idosos e pessoas com alguma deficiência.
É a primeira vez que as unidades habitacionais Better Shelter – comumente utilizadas pela Acnur em operações humanitárias – são instaladas na América Latina. Cada unidade tem quatro janelas, uma divisória e é abastecida com energia solar renovável.
O abrigo foi montado por militares da Operação Acolhida, funcionários da Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil) e voluntários da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Humanos (ADRA), que receberam treinamento específico para a montagem das estruturas, que leva cerca de quatro horas.
O Rondon 1 é o 10° abrigo para venezuelanos instalado em Roraima. Aproximadamente, 4,6 mil pessoas já foram ajudadas no Estado.