Crédito: Noppasin
Redação Galeria da Arquitetura
Os castelos e palácios carregam muitas histórias e mistérios. Algumas dessas construções seculares ganharam novas utilidades nos tempos atuais. Enquanto alguns são usados até hoje como sede dos governantes, boa parte ainda funciona como museus e locais de visitação, mantendo as memórias vivas. A seguir, conheça alguns dos castelos mais imponentes:
1. Palácio de Kremlin – Moscou, Rússia
Crédito: EvgenySHCH
Começamos a lista com o Palácio de Kremlin, localizado na capital da Rússia. Trata-se de um complexo fortificado constituído pela Catedral de São Basílio, Praça Vermelha e Jardim de Alexandre. É a residência oficial do presidente local.
2. Palácio Westminster – Londres, Inglaterra
Crédito: Leonid Andronov
Com estilo gótico vitoriano, o Palácio de Westminster foi por muitos anos a principal casa da família real britânica. Após o incêndio que aconteceu em 1834, o complexo passou por uma restauração. Desde então, abriga as duas câmaras do parlamento do Reino Unido – a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.
3. Castelo de Matsumoto – Nagano, Japão
Crédito: Natthawut Chongvilaiwan
Construído no século XVI, esse castelo foi controlado por várias tribos nipônicas. Em 1872 foi vendido em um leilão e correu o risco de ser derrubado. No ano de 2011, um forte terremoto abalou suas estruturas.
4. Castelo de Moszna – Moszna, Polônia
Crédito: Mariusz Switulski
O castelo de Moszna foi a residência de uma família de magnatas industriais – os Silesian Tiele-Winckler – de 1866 a 1945. Nesse último ano, os habitantes mudaram-se à força para a Alemanha, quando o castelo foi ocupado pelo exército vermelho.
5. Castelo de Neuschwanstein – Hohenschwangau, Alemanha
Crédito: canadastock
Datado do final do século XIX, esse castelo foi a residência de infância do Rei Luís II, da Baviera, sendo construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II. A obra é tão imponente que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela, símbolo da Disney. Todos os anos o local recebe mais de 1 milhão de visitantes.
6. Castelo de Chillon – Genebra, Suíça
Crédito: canadastock
O castelo de Chillon, localizado no lago de Genebra, na Suíça, é uma das principais atrações turísticas do país. O prédio foi ocupado a partir da Idade do Bronze e já passou por várias restaurações.
7. Castelo de Blarney – Cork, na Irlanda
Crédito: inalex
Esse forte medieval carrega a lenda de uma pedra: aquele que a beija recebe o dom da eloquência.
8. Castello Scaligero – Sirmione, Itália
Crédito: mikolajn
Banhado pelas águas do Lago de Garda, o castelo foi construído no início do século XIII. Há muito tempo viveu por lá o casal Ebengardo e Arice. Os dois tiveram suas vidas interrompidas por um trágico episódio. Diz a lenda que ainda hoje, nas noites de tempestade, é possível ver a alma de Ebengardo passear pelo castelo em busca de Arice.
9. Castelo de Corvin – Transilvânia, Romênia
Crédito: Emi Cristea
Esse castelo foi utilizado pelo príncipe Vlad Tepes como fortaleza militar durante seu reinado no século 15 contra o Império Otomano. A personalidade do governante inspirou o escritor e poeta Bram Stoker a criar o romance do vampiro, o Drácula.
10. Castelo Urquhart – Drumnadrochit, Escócia
Crédito: nitsawan katerattanakul
Construído em 1228, o castelo de Urquhart é um dos mais famosos da Escócia. Dizem que lá fica o principal ponto de observação para quem quer ver o Monstro do Lago Ness.
11. Palácio de Buckingham – Londres, Inglaterra
Crédito: Lukasz Pajor
É a residência oficial da Rainha Elizabeth II e um dos cartões postais de Londres. O prédio conta com 775 cômodos, sendo 52 quartos para a realeza e seus convidados, 188 dormitórios para os funcionários, 92 escritórios, 19 salas de estado e 78 banheiros. O arquiteto John Nash foi o responsável pela reestruturação do projeto de interiores.
12. Palácio de Maiçor – Maiçor, Índia
Crédito: Noppasin
Depois do mausoléu Taj Mahal, o palácio de Maiçor é o monumento mais visitado da Índia. Recebe cerca de 2,7 milhões de visitantes por ano. O projeto arquitetônico é do inglês Henry Irwin. Sua construção levou 15 anos (de 1897 a 1912). Em 1940 passou por uma ampliação.
13. Palácio Real – Madrid, Espanha
Crédito: S-F
O palácio foi projetado pelo arquiteto Giovanni Battista Sacchetti. O prédio serve como moradia para o rei da Espanha, embora hoje em dia seja utilizado apenas em ocasiões especiais. Também abriga um museu de coleções reais.
14. Palácio de Versalhes – Versalhes, França
Crédito: S-F
De 1682 a 1789 foi o centro de poder do antigo regime na França. Situado no subúrbio de Paris, o palácio foi construído estrategicamente afastado dos grandes centros da época devido ao grande tumulto de pessoas e doenças que tinham nos locais.
15. Palácio de Catarina – Tsarskoye Selo, Rússia
Crédito: Vladimir Sazonov
O Palácio de Catarina está a 25 km de São Petersburgo. A residência, que teve origem em 1717, foi desenvolvida pelo arquiteto Johann Friedrich Braunstein. A proposta foi construir um palácio de verão. Foram usados mais de 100 kg de ouro para dourar a sofisticada fachada e as numerosas estátuas erguidas no telhado.
16. Palácio Imperial de verão – Beijing, China
Crédito: Lukiyanova Natalia frenta
Também conhecido como Jardins Imperiais, o palácio foi projetado como um presente para o quarto filho do imperador Yongzheng. Durante a Segunda Guerra Mundial, os jardins foram destruídos pelas tropas britânicas e francesas.
17. Palácio Nacional da Pena – Lisboa, Portugal
Crédito: Tatiana Popova
Localizado em Lisboa, na vila de Sintra, o edifício representa uma das principais características da arquitetura romântica do século XIX. Com a chegada da proclamação da República Portuguesa, o palácio tornou-se um museu.
18. Castelo de Glamis – Dundee, Escócia
Crédito: Francesco Dazzi
O castelo de Glamis é a casa do Conde e Condessa de Strathmore e Kinghorne e encontra-se aberto ao público. A Rainha Mãe, como era conhecida Elizabeth Bowes-Lyon, nasceu neste castelo e passou sua infância. Sua segunda filha, a princesa Margarida, também nasceu no mesmo local.
19. Grande Palácio – Banguecoque, Tailândia
Crédito: Travel mania
O Grande Palácio tem diversas construções. Uma delas é o Wat Phra Kaew, onde fica o templo do Buda de esmeralda. Dentro do palácio não é permitido tirar fotos. Apenas o rei é autorizado a chegar perto da estátua para trocar suas vestes conforme a estação.
20. Castelo de Praga – República Tcheca
Crédito: Vlada Photo
O Castelo de Praga foi fundado no século IX e era habitado pelos reis da boêmia. Hoje, serve como residência presidencial. É considerado o maior castelo do mundo pelo Guinness Book.