(Crédito: robinimages2013/Shutterstock)
Redação Galeria da Arquitetura
Serendipity é um termo inglês que significa “descobertas por acaso”. Com tradução um tanto quanto abstrata, essa palavra é frequentemente utilizada para definir um estilo de vida. No entanto, também tem sido aproveitada em outras áreas. Na decoração, por exemplo, o conceito tornou-se sinônimo de ambientes leves e delicados.
Os arquitetos Tiago e Marcia Campetti, do Estúdio Campetti, afirmam que elementos como cerâmica, plantas, objetos provençais, porcelanas e tecidos, além da paleta de cores suaves e acabamentos aparentes, fazem parte desse universo. Esses itens delicados podem ser contrastados por outros pontos de cor (seja na pintura da parede ou na escolha de outras peças de decoração) e/ou neutralizados por móveis de madeira.
(Crédito: Eduardo Macarios – Projeto Apartamento 33, por Studio Boscardin.Corsi Arquitetura e Design de Interiores)
Ambientes para explorar a decoração Serendipity
Símbolo de delicadeza, a decoração serendipity pode se encaixar muito bem em qualquer ambiente, como banheiros, cozinhas, salas e dormitórios. Nas áreas íntimas, inclusive, é ideal para transmitir a sensação de tranquilidade que relaxa os usuários.
(Crédito: kostastudio/Shutterstok)
Já em dormitórios infantis, os arquitetos afirmam que a delicadeza combina com uma atmosfera mais lúdica. “Desde a paleta de cores até a concepção da palavra, pois nada mais adequado à infância do que as descobertas nascidas do acaso”, explicam.
O estilo corresponde a espaços amplos e bem iluminados. “Com criatividade, a tendência possibilita uma leitura visual mais leve aos ambientes”, finalizam os titulares do Estúdio Campetti.
(Crédito: kryzhov/Shutterstock)