Paraty e Ilha Grande compreendem uma área com cerca de 149 mil hectares (foto: Catarina Belova/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
10/07/2019 | 14:10 – Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo o primeiro da categoria de sítio misto (cultural e natural). A decisão foi anunciada na última quinta-feira (5) durante reunião em Baku, no Azerbaijão.
Com quase 149 mil hectares, o sítio é composto pela Serra da Bocaina; Parque Estadual da Ilha Grande; Reserva Biológica da Praia do Sul; Área de Proteção Ambiental de Cairuçu; Centro Histórico de Paraty; e Morro da Vila Velha. A região conta com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa conservada – o segundo maior remanescente florestal da Mata Atlântica.
Os avaliadores do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) destacaram o sítio brasileiro pela “capacidade de demonstrar um exemplo excepcional de uso da terra e do mar e interação humana com o meio ambiente”.
Além disso, o novo Patrimônio Mundial é o único da América Latina com uma cultura viva, já que os demais são sítios arqueológicos.
Leia mais
Paraty está mais próxima de se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade