O Pritzker tem como objetivo homenagear um arquiteto cujo trabalho demonstra uma combinação de talento, visão e comprometimento (Foto: Sean Gallup/Getty Images Europe)
Texto: Naíza Ximenes
07/03/2023 | 17:22 — O Pritzker, principal prêmio de arquitetura do mundo, anunciou o arquiteto, urbanista e ativista David Chipperfield como o vencedor da edição 2023, nesta terça-feira (7). Conhecido pela preocupação com a sustentabilidade e equidade social, o profissional britânico possui mais de 100 obras espalhadas pela Europa, Ásia e América do Norte.
Apesar de projetar de tudo um pouco — edifícios residenciais, comerciais e propostas para coleções privadas —, Chipperfield é reconhecido pela habilidade de unir a inspiração da arquitetura clássica ocidental e a funcionalidade de seus edifícios em um único conceito.
Formado pela Kingston School of Art (1976) e pela Architectural Association School of Architecture em Londres (1980), o arquiteto ganhou notoriedade logo em seu primeiro projeto: o River and Rowing Museum (1989–1997), em sua terra natal.
Ainda assim, tamanha diversidade, ele cita a restauração do Neues Museum (1993–2009), em Berlim, como uma das criações mais importantes. Isso porque o edifício, que foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial, ganhou novos contrastes e materiais nos espaços destruídos, sem perder sua originalidade e história.
O Pritzker é um prêmio internacional criado pela família Pritzker por meio de sua Fundação Hyatt em 1979, e é considerado o “Prêmio Nobel de Arquitetura”. Tem como objetivo homenagear um arquiteto cujo trabalho demonstra uma combinação de talento, visão e comprometimento, além de contribuir de forma consistente e significativa com a humanidade por meio da arte da arquitetura.