A obra foi desenvolvida em colaboração com o coletivo Library Street (Foto: OMA e Luxigon/Reprodução)
Texto: Naíza Ximenes
13/05/2022 | 15:15 — O escritório alemão OMA divulgou seu mais novo projeto de renovação e reutilização: a transformação de um antigo galpão — utilizado como padaria há alguns anos — em um espaço artístico de uso misto e comunitário, apelidado de LANTERN.
A obra foi desenvolvida em colaboração com o coletivo Library Street. Juntas, as instituições desenharam, ainda, uma nova sede para duas ONGs: a Progressive Art Studio Collective (PASC) e a Signal-Return. O edifício abriga, também, estúdios, galerias, lojas comunitárias e espaços de reunião.
O escritório adaptou o local, que estava abandonado, para se tornar um “aglutinador de atividades”. O prédio ganhou pátio acessível no centro do empreendimento — área que já estava sem cobertura e com paredes inacabadas —; galerias que cercam o espaço aberto; janelas nas galerias que simularão vitrines; e um grande destaque do design, a abertura de 1.500 furos na fachada de alvenaria, preenchidos com blocos de vidro, que substituirão as janelas.
No total, são dois mil metros quadrados disponíveis, adaptados para potencializar a relação entre a comunidade e os acessos.
A PASC e a Signal-Return são organizações que se destacam pela abordagem diversificada e objetiva da construção de comunidades através das artes. “Para apoiá-las e melhorar suas condições, iremos voltar o edifício para o bairro para aumentar densidade de atividades criativas”, completa Jason Long, arquiteto do escritório OMA.