Town House venceu na categoria Arquitetura (Foto: Kingston
University Town House/Grafton Architects)
Texto: Naíza Ximenes
26/04/2022 | 15:19 — A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os nomes dos projetos vencedores do Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 — Prêmio Mies van der Rohe.
Na categoria Arquitetura, o projeto vencedor foi a Town House, do escritório irlandês Grafton Architects. Na categoria Arquitetura Emergente, por sua vez, o projeto vencedor foi a cooperativa habitacional La Borda, do escritório de arquitetura espanhol Lacol.
A Town House é uma biblioteca universitária, mas também funciona como espaço para eventos e aglomerado de estúdios de dança, ou de salas de música. A justificativa do comitê da premiação para elegê-la vencedora foi a “extraordinária qualidade ambiental que cria um excelente espaço para estudar, dançar e se reunir”.
Com 9.100 metros quadrados, o ambiente é marcado por uma fachada de colunatas, em níveis variados, que propõem uma atmosfera aconchegante a um edifício público, segundo a proposta dos projetistas. O intuito é propor, de forma harmoniosa, a integração entre camadas de silêncio e camadas de som, sem que elas interfiram umas nas outras.
O complexo fica na cidade de Kingston, próxima a Londres, e é marcado pelas fachadas abertas e transparentes nos níveis inferiores, em contraposição às fachadas mais sólidas nos níveis superiores, onde é necessário sombreamento. A Town House também ganhou o título de primeiro edifício universitário a ganhar o prêmio de arquitetura.