Entre os prêmios, está a inclusão dos projetos vencedores na parede on-line da fama da entidade (Foto: DNA Paris Design Awards/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
28/07/2022 | 17:02 — A premiação anual DNA Paris Design Award 2022 elegeu brasileiros como vencedores em três categorias da competição. O concurso, que nomeia os melhores projetos nas áreas de design, arquitetura, interiores, produtos e projetos gráficos, aberto a profissionais e estudantes, oferece uma lista de benefícios para os vencedores. Entre eles, descontos de 50% no renomado Summer Design Conference em Paris, participação nas noites de gala em Paris, inclusão na parede on-line da fama da entidade e cobertura de imprensa aos projetos.
As categorias que premiaram os brasileiros foram: Arquitetura/Hospitalidade, Design de Interiores/Varejo e Design Gráfico/Embalagem.
1. Kempinski Laje de Pedra Hotel – Arquitetura/Hospitalidade
O escritório de arquitetura Perkins&Will São Paulo impressionou o júri francês com o projeto de retrofit e expansão do Kempinski Laje de Pedra Hotel — um empreendimento com vista para a reserva ecológica Vale do Quilombo, em Canela (RS).
A proposta do escritório consiste em um retrofit da estrutura original e uma ampla expansão do resort de luxo, completamente modernizado. O desenho se integra à natureza ao redor e incorpora a cultura local e identidade histórica do hotel, mantendo as linhas principais do projeto original.
(Foto: Neorama/Divulgação)
(Foto: Neorama/Divulgação)
(Foto: Neorama/Divulgação)
(Foto: Neorama/Divulgação)
2. Haight Clothing Store – Design de Interiores/Varejo
O projeto da Aia Estúdio, escritório com sede no Rio de Janeiro (RJ), é do design da loja Haight, que tinha como proposta principal criar um ambiente acolhedor e uma experiência de consumo diferenciada.
Assim, os projetistas optaram por incluir linhas orgânicas e materiais naturais à loja, conectados ao conceito da marca. O projeto inclui um pilar central no ambiente, rodeado por araras e objetos à venda.
(Foto: Maira Acayaba/Divulgação)
3. Cunhapê Snacks – Design Gráfico/Embalagens
Por fim, o escritório de design Psndesign inovou ao desenhar a embalagem de um pão de queijo boliviano. A marca Cunhapê — com pães diferentes dos brasileiros — ganhou um conceito alegre, de cores fortes, projetados para ser marcante.
A marca também ganhou aspecto fosco na embalagem, para reforçar o caráter artesanal de Cunhapê, além de um zíper para fechamento manual após a abertura.
(Foto: Jordy Ribeiro/Divulgação)