Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

10 catedrais inspiradoras de todo o mundo. Veja a seleção de fotos!

Crédito: ansharphoto/shutterstock

Redação Galeria da Arquitetura

As catedrais impressionam não apenas pelo tamanho, mas também pela arquitetura imponente. Muitas são consideradas verdadeiras obras-primas. A seguir, confira uma lista com 10 das catedrais mais incríveis de todo o mundo:

01 - Catedral de São Basílio (Moscou, Rússia)

De origem ortodoxa, a Catedral de São Basílio foi construída em 1555 sob a ordem do czar Ivã IV para comemorar a captura de Kazan e Astracã. Ela foi erguida na Praça Vermelha de Moscou e não há como não notá-la na cidade.

Crédito: Baturina Yuliya/shutterstock

02 - Catedral do Sangue Derramado (São Petersburgo, Rússia)

Mais uma catedral russa. Concebida em 1883 pelo arquiteto Alfred Parland e pelo arquimandrita Ignati – reitor do mosteiro Tróitse-Sérguievski –, a construção está situada às margens do canal Griboedov. Seu nome tem um significado importante, afinal o monumento foi erguido no local onde o czar Alexandre II foi assassinado.

Crédito: Anton_Ivanov/shutterstock

03 - Catedral de Barcelona (Barcelona, Espanha)

Uma das mais exuberantes catedrais do mundo está em Barcelona. Construída entre os séculos XIII e XV, ela homenageia a Santa Cruz – cruz em que Jesus Cristo foi executado – e a Santa Eulália, padroeira da cidade catalã.

Crédito: ansharphoto/shutterstock

04 - Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília, Brasil)

De concepção moderna, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida carrega os traços curvos de Oscar Niemeyer. Trata-se do primeiro monumento criado em Brasília. A obra levou uma década para ser concluída, de 1960 a 1970.

Crédito: R.M. Nunes/shutterstock

05 - Catedral de Milão (Milão, Itália)

A Duomo di Milano é sede da arquidiocese da cidade italiana. Foi construída em 1386 sob as ordens do arcebispo Antonio da Saluzzo e até hoje é uma das melhores representações do estilo gótico europeu.

Crédito: trabantos/shutterstock

06 - Catedral da Sé – Catedral Metropolitana de São Paulo (São Paulo, Brasil)

A famosa Catedral da Sé é a “menina dos olhos” de São Paulo. Sua construção começou em 1913 e terminou quatro décadas mais tarde. É considerado o quarto maior templo neogótico do mundo.

Crédito: Will Rodrigues/shutterstock

07 - Catedral de Notre-Dame de Paris (Paris, França)

Dedicada à Maria, mãe de Jesus Cristo, a Catedral de Notre-Dame de Paris foi construída em 1163. Com estilo gótico, é uma das mais antigas da França.

Crédito: Gurgen Bakhshetyan/shutterstock

08 - Catedral de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)

Essa catedral foi construída entre os anos de 1075 e 1128, ainda no período das cruzadas. Em 1896 foi declarada bem de interesse cultural. A cidade ao redor, Santiago de Compostela, é considerada patrimônio mundial pela UNESCO desde 1985.

Crédito: Jose Manuel Revuelta Luna/shutterstock

09 - Catedral de São João, o Divino (Manhattan, Nova York, Estados Unidos)

A quarta maior igreja do mundo está localizada na ilha de Manhattan, em Nova York. Embora tenha nascido no estilo neobizantino-neorromânico, em 1892, tornou-se neogótica anos mais tarde, em 1909.

Crédito: Valerii Iavtushenko/shutterstock

10 - Catedral de Colônia (Colônia, Alemanha)

A Catedral de Colônia é o marco principal da cidade alemã e símbolo não-oficial. É a terceira igreja mais alta do mundo, sendo considerada patrimônio da humanidade. Em 1164, recebeu as supostas ossadas dos três reis magos – trazidas de Milão –, que foram colocadas atrás do seu altar.


Crédito: Saikom/shutterstock

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo