Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

11ª Bienal de Arquitetura de SP: divulgado tema e logotipo

                                                                                                                                         Crédito: Divulgação

Os organizadores da próxima Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo acabam de divulgar o tema e a logomarca (imagem acima) da 11ª edição do evento que ocorre neste ano e é considerado o maior e mais tradicional do gênero no Brasil. "Queremos que ela seja uma plataforma para produzir conhecimento", afirma José Armênio de Brito Cruz, diretor-geral e presidente do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), órgão responsável pela organização da Bienal. O calendário de datas e locais, no entanto, ainda não foi confirmado.

Com o tema “Em Projeto”, a proposta é questionar os significados da palavra projeto a fim de abrir discussões sobre as formas de se fazer a cidade, além de criar caminhos para o debate sobre o exercício projetual no processo da construção civil. “Para repensar o significado de projeto, tomamos seu sentido do latim: projetar-se, colocar-se na linha de frente”, explica o primeiro pronunciamento oficial do comitê organizador, divulgado dia 24 de maio.

Entre os assuntos que nortearão as exposições e eventos paralelos que compõem a Bienal estão a construção de políticas públicas, a legislação, a participação cidadã, os manuais, as formas alternativas de financiamento e as ações experimentais, entre outros. “Mais do que uma exposição, trata-se de produzir conhecimento e deixar um legado para a cidade”, revela o comitê.

Veja o GIF animado da 11ª Bienal:

                                                                                                           Crédito: Divulgação

Antes da abertura da Bienal, haverá atividades focadas nos processos do fazer arquitetônico e na transformação do espaço urbano da cidade, como um estúdio aberto, chamamentos públicos, concursos de arquitetura, palestras, projeções, publicações e intervenções diretas no espaço, além dos seminários e oficinas, que terão como conclusão a exposição geral, encarada como um momento final desta trajetória.

“Queremos que os processos do urbanismo se tornem legíveis para um grupo maior, a fim de amplificar a discussão sobre uma cultura urbana ligada às possibilidades de ação, e para qualificar o território", explica Marcos L. Rosa, diretor de conteúdo desta edição da Bienal. Além dele e José Armênio Brito Cruz, participam de sua organização André Goldman, assistente de direção geral, Bruna Montuori, assistente de direção de conteúdo, e Catherine Othondo, coordenadora do estúdio colaborativo.

Serviço:

Arquitetos interessados em apoiar e obter mais informações sobre a 11ª Bienal de Arquitetura de SP podem entrar em contato com o comitê pelo e-mail info@11bienaldearquitetura.org.br e pelo telefone (11) 3259-9897.


Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo