Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

15 casas de madeira de tirar o fôlego

TM House, de Arthur Casas - Foto: Leonardo Finotti

Redação Galeria da Arquitetura

A madeira é um dos materiais mais utilizados na construção de projetos. Versátil, pode compor pisos, fachadas, estruturas, coberturas, janelas e portas e até peças-chave de decoração.

A seguir, confira uma seleção de encantar com 15 residências que inspiram a beleza amadeirada em harmonia com a arquitetura. Todos os projetos estão publicados no acervo da Galeria da Arquitetura e podem ser conferidos na íntegra:

Casa Busca Vida – David Bastos Escritório de Arquitetura (Camaçari – BA)

O arquiteto David Bastos, fundador do escritório de mesmo nome, projetou a Casa Busca Vida de forma singela e com estilo praiano. A madeira está presente em quase todo canto da casa: na estrutura, compondo algumas vigas, nos pisos das varandas, no deck da piscina, nas esquadrias e no pergolado que interliga alguns blocos:

Casa Busca Vida, de David Bastos - Fotos: Tuca Reinés

Casa Delta - Bernardes Arquitetura (Guarujá – SP)

Para o destaque da Casa Delta - o forro da cobertura inclinada -, o arquiteto Thiago Bernardes (Bernardes Arquitetura) usou e abusou da madeira. O material também foi aplicado nos brises-soleils da fachada, que ajudam a filtrar a luz natural:

Casa Delta, de Bernardes Arquitetura - Fotos: Ruy Teixeira

Casa de Vila II - CR2 Arquitetura (São Paulo – SP)

A fachada resguardada por um painel ripado de madeira da Casa de Vila II deixa evidente a presença do material na estrutura. Quem entra é guiado até os fundos do terreno por um deck, e logo é possível notar que uma caixa de madeira – que abriga a suíte principal - parece pairar sobre a casa:

Casa de Vila II, de CR2 Arquitetura - Fotos: Fran Parente

Casa do Cerrado – Vazio S/A (Moeda – MG)

Os brises de madeira eucalipto que compõem a fachada da Casa do Cerrado, projetada pelo Vazio S/A, garantem proteção e estabilizam a temperatura de todas as áreas internas. Junto com o concreto, a estrutura da residência parece descansar sobre a paisagem:

Casa do Cerrado, de Vazio S/A - Fotos: Gabriel Castro

Casa em Santa Teresa – spbr arquitetos (Rio de Janeiro – RJ)

O spbr arquitetos especificou painéis deslizantes de madeira para envelopar os dormitórios da Casa em Santa Teresa. A solução garantiu entrada de luz natural e ventilação aos cômodos, sem deixar a privacidade de lado:

Casa em Santa Tereza, de spbr arquitetos - Fotos: Nelson Kon

Casa Estância – Regina Gouvea - Atelier de Arquitetura (Americana – SP)

Na Casa Estância, a arquiteta Regina Gouvea, fundadora do escritório de mesmo nome, optou por revestimentos, caixilharias e móveis feitos de madeira autorizada por manejo florestal, transmitindo conceitos de arquitetura orgânica ao projeto:

Casa Estância, de Regina Gouvea - Fotos: Ricardo Raggi

Casa Fazenda Mabrouk – Candida Tabet Arquitetura (Atibaia – SP)

Construída pela arquiteta Candida Tabet, a Casa Fazenda Mabrouk transmite rusticidade com a combinação de madeira, concreto e pedra na estrutura:

Casa Fazenda Mabrouk, de Candida Tablet - Fotos: Cristiano Mascaro

Casa Folha – Mareines + Patalano Arquitetura (Angra dos Reis – RJ)

A madeira laminada de eucalipto compõe o esqueleto de cobertura da Casa Folha. O escritório Mareines + Patalano Arquitetura optou pelo uso da madeira reflorestada, uma matéria-prima renovável. O material também está presente no interior da casa, revestindo paredes, pisos e móveis:

Casa Folha, de Mareines + Patalano Arquitetura - Foto aérea: Pedro Lobo | Fotos: Leonardo Finotti

Casa Jardim – David Guerra Arquitetura (Belo Horizonte – MG)

Para a reforma da Casa Jardim, o arquiteto David Guerra preservou a madeira de demolição do projeto existente:

Casa Jardim, de David Guerra – Fotos: Jomar Bragança

Casa RD – Esquadra Arquitetos e Yi Gestão de Projetos e Obras (Brasília – DF)

Os escritórios Esquadra Arquitetos e Yi Gestão de Projetos e Obras desenharam o painel de madeira da Casa RD para ser o elemento de destaque do projeto. A solução exerce a função de revestimento e de proteção quando há incidência solar direta nos ambientes internos: 

Casa RD, de Esquadra Arquitetos e Yi Gestão de Projetos e Obras - Fotos: Joana França

Fazenda Catuçaba – studio mk27 (Catuçaba – SP)

A madeira biriba de eucalipto aplicada pelo escritório studio mk27 nos painéis tipo camarão da Fazenda Catuçaba também controlam a incidência solar na residência:

Fazenda Catuçaba, de studio mk27 - Fotos: Fernando Guerra

Residência Ilha Santo André – Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados (Porto Seguro – BA)

A Residência Ilha Santo André, assinada pelo escritório Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados, é composta por nove chalés com estrutura de madeira e cobertura em madeira piaçava, fundindo-se harmoniosamente com a natureza do seu entorno:

Residência Ilha Santo André, de Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados - Fotos: Glaudiomar Gonçalves

Residência MDT – Jacobsen Arquitetura (Porto Feliz – SP)

A madeira cumaru foi amplamente utilizada pelo Jacobsen Arquitetura nos painéis ripados verticalmente da fachada da Residência MDT, ora combinados aos muros de pedra caverna bruta, ora em parceria com os panos de vidro na sala de estar:

Residência MDT, de Jacobsen Arquitetura - Fotos: Leonardo Finotti

Residência VD – Isis Chaulon Arquitetura (Porto Feliz – SP)

Ripas horizontais de madeira – que escondem algumas portas deslizantes - revestem grande parte da fachada da Residência VD, projetada por Isis Chaulon Arquitetura:  

Residência VD, por Isis Chaulon Arquitetura - Fotos: Rômulo Fialdini

TM House – Studio Arthur Casas (Recife – PE)

A madeira foi escolhida pelo Arthur Casas para combinar com a atmosfera praieira, casual e despojada da TM House. O material reveste o volume superior, pisos e decks da residência:

TM House, de Arthur Casas - Fotos: Leonardo Finotti

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo