Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

30º Prêmio Design MCB: inscrições abrem dia 15 de junho

                                                                                                                                              Crédito: divulgação

Redação Galeria da Arquitetura

O Museu da Casa Brasileira acaba de divulgar o calendário de inscrições, premiação e a exposição que acompanham o Prêmio Design MCB, mais tradicional concurso anual do setor no Brasil. A competição, que em 2016 completa 30 anos, atrai anualmente a atenção de designers e arquitetos de todo o país, e está com inscrições abertas entre os dias 15 de junho e 10 de agosto.

Nesta edição, o prêmio inclui uma categoria voltadas aos trabalhos escritos nas modalidades obras publicadas e não publicadas, além de sete dedicadas a objetos, tanto de produtos quanto de protótipos. São elas: eletroeletrônicos, equipamentos de construção, equipamentos de transporte, iluminação, mobiliário, utensílios e têxteis.

Os vencedores de cada modalidade receberão R$ 6 mil, enquanto os premiados nas categorias de protótipo e trabalhos não publicados ganharão R$ 2 mil cada. Primeiros e segundos colocados, além de menções honrosas, serão agraciados com o selo de Excelência Prêmio Design e participarão da exposição “30º Prêmio Design” que ocorre a partir do dia 24 de novembro.

Como ocorre em todas as edições, a premiação é precedida por um concurso de cartaz, que é usado em todas as peças de identidade visual da premiação. O projeto vencedor (foto acima) é um pano de prato tipográfico cujo autor é o artista baiano Caio Matheus de Sá Telles Martins. Em 2016, houve 453 trabalhos que foram avaliados por um júri composto por Rico Lins, Carla Caffé, Chico Homem de Melo, Carla Castilho, Eliane Stephan, Mariana Bernd e Monique Schenkels.

Professora da FAU/USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Design Visual (LabVisual) da USP, Priscila Lena Farias comanda a comissão julgadora que, em uma fase, escolherá os melhores trabalhos escritos. Já as sete modalidades de objetos serão julgadas em duas fases por um júri liderado pelo coordenador do curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marcelo Oliveira. A primeira etapa escolherá os melhores projetos, enquanto na segunda, seus autores deverão entregar um exemplar ou protótipo.

As inscrições para o 30º Prêmio Design MCB devem ser feitas pelo site www.mcb.org.br

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo