Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

6 elementos das fazendas antigas que são usados nos projetos atuais

(Crédito: André Nazareth – Sítio Marigold, por André Luque Arquitetura) 

Redação Galeria da Arquitetura

O clima bucólico das fazendas antigas continua sendo desejado em pleno século XXI. E um dos ‘artifícios’ para criar essa atmosfera é a arquitetura. Para uma edificação de estilo campestre e cercada pela natureza, muitos arquitetos mantêm a rusticidade, combinando materiais naturais com outros mais contemporâneos. O resultado é um retorno ao passado colonial, sem se descuidar do futuro – cada vez mais exigente com a questão sustentável.

Confira a lista dos elementos das fazendas antigas que não apenas permanecem, como se destacam na arquitetura de hoje.

1-Madeira, pedras e tijolos

Unanimidade nesse tipo de projeto, materiais como a madeira, a pedra e o tijolo aparecem muitas vezes com o aspecto cru, revestindo forros, pisos e paredes. Na Fazenda Catuçaba, do studio mk27, o tijolo surge no chão das áreas internas, enquanto as biribas de eucalipto revestem a fachada. O local foi inspirado nos terreiros de café e nas casas coloniais.

(Crédito: Fernando Guerra

2-Telhado com águas

O telhado com águas é uma estrutura tradicional que continua em uso. Na Residência GS – uma casa com jeito de fazenda brasileira –, ela aparece com cumeeira, beiral e telhas cerâmicas. O projeto é do Jacobsen Arquitetura.

(Crédito: Leonardo Finotti

3-Forno à lenha

Comida com gosto de fazenda! A foto a seguir mostra o tradicional forno à lenha da Casa Dom Viçoso, projetada pelo escritório Brasil Arquitetura. A edificação foi inserida na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, numa centenária fazenda de café.

(Crédito: Nelson Kon

4-Mobiliário de couro

O couro combina muito bem com a rusticidade dos materiais. No projeto da Casa Fazenda Mabrouk, de Candida Tabet Arquitetura, o elemento é utilizado em conjunto com pedras e madeira.

(Crédito: Cristiano Mascaro

5-Lareira

Para aquecer o ambiente! Com tons terrosos, a casa O Bangalô, concebida pelo escritório Ramella Arquitetura, apresenta a lareira revestida por tijolos.

(Crédito: Marcelo Donadussi)

6-Janelões

As amplas esquadrias de madeira se voltam para as mais belas paisagens na Fazenda Nascente. Elas foram inspiradas nas portas das cocheiras. O projeto foi realizado por Gisele Taranto Arquitetura.

 

(Crédito: MCA Estúdio)

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo