Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

8 espaços de meditação e relaxamento que vão te inspirar

Foto: Archi_Viz/shutterstock

Texto: Vitória Oliveira

Devido ao momento de incertezas e preocupações – causado pela pandemia da Covid-19 –, o desequilíbrio mental tem se intensificado nos últimos meses. Para o controle e o alívio do estresse diário, a prática de atividades de autocuidado é fundamental. Exercitar a mente significa controlar o emocional e refletir sobre as mudanças do futuro.

Um lugar tranquilo, com uma paleta de cores neutras, é ideal para iniciar a prática de reflexão. E se você estiver conectado à natureza, é ainda melhor!

Por isso, criamos uma lista com: 8 espaços de meditação e relaxamento que vão te inspirar – e contribuir para o bem-estar físico e emocional.

1. Pavilhão de Meditação | dt.estudio

O projeto nasceu por conta do desejo do morador por um espaço separado da casa principal para se sentir integrado com a natureza e ter tranquilidade para meditar. Para isso, o escritório criou um anexo feito com estrutura pré-fabricada de ripas de madeira, que conecta interior e exterior. Ao mesmo tempo, garante privacidade em relação aos vizinhos.

Foto: Carolina Ribeiro (Revoada Estúdio)

2. Casa Macaco | Atelier Marko Brajovic

A residência está inserida no meio de abundante vegetação, em Paraty (RJ). Ela foi inspirada na verticalidade da floresta e na possibilidade de aproximar os moradores do topo das árvores. Além dos ambientes se estenderem à natureza, o arquiteto idealizou um generoso terraço no último andar – em contato com as extremidades das árvores – para atividades físicas e de meditação.

Fotos: Rafael Medeiros

3. Casa Nido | RVO Studio

Situada no México, a morada tem 660 m² e foi projetada próxima a uma montanha, com a intenção de priorizar as vistas espetaculares do Oceano Pacífico e da extensa vegetação. A pedido dos moradores, a equipe de arquitetos concebeu um espaço ao ar livre para maior interação com o verde do entorno, que estimula a prática da yoga e de exercícios matinais.

Foto: Marcos Garcia

4. Casa da Mata | studio mk27

Situada em Guarujá (SP), cidade rodeada pela Mata Atlântica, a residência foi batizada, justamente, por conta do verde que a rodeia.

“Nosso objetivo era potencializar a conexão entre arquitetura e natureza. Assim, priorizamos a bela vista, tendo como pano de fundo o mar”, conta o arquiteto Marcio Kogan.

O escritório valorizou a liberdade na lateral do terreno – de 1.668 m² – para implantar uma área de contemplação, composta por uma sauna que se estende à paisagem.

Fotos: Fernando Guerra

5. Casa em Correas | Rodrigo Simão Arquitetura

O projeto foi definido pelo arquiteto em conjunto com os moradores. Os principais conceitos que o nortearam foram: a horizontalidade da construção, os materiais naturais e a integração com o entorno. Além disso, a casa ganhou um espaço integrado à área social, com uma decoração minimalista que remete a um “templo particular”, onde é possível meditar, relaxar e renovar as energias.

Foto: Anita Soares

6. Refúgio Bocaina | Bruschini Arquitetura

Construída na Serra da Bocaina, uma das regiões mais bonitas na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo, a casa estabelece uma verdadeira conexão entre arquitetura e natureza.

“Muitas vezes a residência está sobre um grande tapete de nuvens, como se não estivesse num lugar tão alto; é realmente fantástico”, admira o arquiteto Fabio Bruschini.

O escritório usou o acesso restrito do local a seu favor para criar um amplo espaço de contemplação da vista. 

Foto: Marco Antonio

7. Casa MD | Studio Arthur Casas

O projeto está localizado no litoral norte de São Paulo e foi concebido para ser refúgio e espaço de respiro junto à natureza, longe da agitação da cidade. O arquiteto fez uma cobertura que acomoda deck e spa – ideais para atividades matinais de meditação e contemplação da natureza. 

Foto: Ricardo Labougle

8. Residência Ibiúna MP | dt.estudio

A morada – de 680 m² – foi construída para interferir minimamente nas áreas verdes da Mata Atlântica que a rodeia. A pedido dos moradores, a equipe do escritório projetou o fundo voltado para a represa local. O espaço do deck – ao lado da piscina com borda infinita – está “abraçado” pelas árvores do município de Ibiúna (SP). Ali, os moradores fazem atividades de autocuidado em contato direto com o verde.

Foto: Fran Parente

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo