Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

A arquitetura contemporânea brasileira


Produzida depois do Pós-Modernismo nos anos 1980 e início de 1990 até os dias atuais, as características da arquitetura contemporânea envolvem todos os movimentos, as tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas atualmente.

Desde que foi desenvolvida no Brasil até agora, a história da arquitetura contemporânea apresenta em seu conceito a volta de linguagens projetuais fortemente comprometidas com uma reintegração do racionalismo, que seria a base do Movimento Moderno, com tendências minimalistas. No entanto, de outra forma também é possível ter uma busca de ideias e soluções voltadas à questão de conforto ambiental aliado a processos de racionalização da construção.

A arquitetura atual não possui linguagem única e cada escola faz parte de um conjunto que reinterpreta a arquitetura passada, por meio da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou de seus próprios estilos. Com isso, esses novos elementos são introduzidos, mas sem serem obrigatórios em todas as formas de expressão.

Existem diversos arquitetos brasileiros que são destaques nacionais hoje em dia com a sua arquitetura contemporânea. Seguem abaixo alguns exemplos desses profissionais:


Marcio Kogan (Studio MK27)


Marcio Kogan é um dos nomes mais destacados da arquitetura contemporânea brasileira. As características de suas obras são de uma plasticidade impressionante pela leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza.


Arthur Casas (Studio Arthur Casas)


A arquitetura brasileira de Arthur Casas faz história tanto com projetos residenciais como comerciais, por meio de formas que lhe são bastante características. O conceito de sua arquitetura de interiores é marcado pela contraposição entre a essencialidade racionalista e esparsos sobressaltos decorativos, sutilmente proporcionados pelo uso de madeiras texturizadas.


Brasil Arquitetura