Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

A ciclovia de “tijolos” laranjas

O governo da capital da Dinamarca decidiu mostrar que se importa com a qualidade de vida da população e que é possível construir cidades mais verdes. Como? Inaugurando a Cykelslangen (conhecida como “The Bicycle Snake”, em português “A Serpente de Bicicleta), com 235 metros de comprimento de ciclovia que serpeiam por Copenhague.


O escritório dinamarquês D+W (DISSING+WEITLING architecture) juntou a infraestrutura local e o modo de vida das pessoas para projetar o espaço que foi sensação a todos que moram por lá e até mesmo para quem visita a cidade.

São 4 metros de largura na cor laranja em uma construção de aço com pilares cuja distância um do outro transmite leveza para o seu design. Além disso, a ponte é uma das maneiras mais seguras de pedalar pelo local, já que o centro da cidade é muito movimentado. Ela separa a ciclovia das calçadas, evitando situações perigosas.

 



Copenhague é a melhor amiga dos ciclistas, pois possui em torno de 400 quilômetros de ciclovias integradas entre si. Cerca de 50% dos habitantes saem de casa e se locomovem diariamente em suas bikes. O turista da cidade percebe a quantidade de pessoas, com todos os estilos, pedalando e andando por lá. Desde mulheres de salto, homens engravatados e por aí vai.


Na Bicycle Snake, a estética não é menos importante do que a preocupação com a mobilidade urbana.




Crédito/fonte da foto: Hypeness e DW
Fonte do post: Hypeness

Comentários (1) -

  • Edson Amorim de Paula

    04/02/2015 20:50:49 | Reply

    E Belo Horizonte queima pneu quando implanta ciclovia.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo