Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

A cidade do futuro: você moraria em uma assim?

Quando o assunto é tecnologia, o Japão não perde tempo. Dessa vez, ele contou com a ajuda de uma das mais famosas marcas de eletroeletrônicos, a Panasonic (que por sinal é japonesa. Coincidência? Não!) para desenvolver uma das novidades da parte imobiliária.


Em novembro de 2014, o projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town foi concluído, e nada mais é do que uma cidade inteligente e sustentável, localizada na Província de Kanagawa, situada cerca de 50 km a oeste de Tóquio.

Ao lado de oito empresas, a Panasonic decidiu montar um projeto para recuperar as áreas que foram devastadas por terremoto e/ou tsunami. Então, surgiu essa iniciativa, tendo como prioridade a consciência energética e ecológica, além de demonstrar que ao articular tecnologias diversas é possível ajudar a construir uma cidade verde. Em consequência, isso contribui para que essas construções sejam mais valorizadas.

Toda a cidade é equipada com sensores em rede que controlam a iluminação pública e garante que a energia não seja desperdiçada através de uma “smart grid” local. Essas energias são transferidas para as casas através de painéis solares que podem, também, armazenar o excedente em uma bateria para uso posterior.




Além disso, o projeto oferece um bairro exclusivo para moradores sem carros próprios, com opções para o compartilhamento e aluguel de carros elétricos.

Ao longo das principais estradas é possível encontrar o “eixo verde”, com parques e plantios de vegetação. São diversas soluções para alcançar um novo estilo de vida e um novo modelo de desenvolvimento econômico. A Panasonic trabalha agora nos últimos detalhes e na venda das residências.


Você moraria em uma cidade como esta?