Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

A sofisticação das pivotantes

Redação Galeria da Arquitetura

As portas pivotantes estão cada vez mais marcando presença nos projetos de casas e apartamentos, principalmente por serem de fácil criação e instalação.

As pivotantes podem ser fabricadas com diferentes formatos e materiais, de acordo com a criatividade e o bom gosto na decoração. Além disso, seu eixo – fixado na parte superior e inferior para ocultar as ferragens – gira verticalmente, economizando um bom espaço dentro do cômodo.

De madeira

As portas pivotantes de madeira têm aspecto mais rústico. Recomendadas para portas de recepção, sua resistência e praticidade fazem a diferença. A fachada da Residência Alphaville Lagoa dos Ingleses e da Casa Allouchie proporcionam uma leitura agradável deste estilo que, além de resistente, complementa o ambiente de forma elegante.

Crédito: Jomar Bragança

Crédito: Antônio Preggo

Para certas circunstâncias, como nos projetos Pascal Campo Belo e Casa dos Ipês, é interessante o uso de painéis pivotantes, que têm o mesmo princípio das portas e servem para integrar ambientes.

Crédito: Leonardo Finotti

Crédito: Reinaldo Cóser

De vidro

As de vidro são recomendadas para ambientes internos, ou que de alguma forma tenham a intenção de transparecer o ambiente, como é o caso da Loja Alexandre Birman na Rua Oscar Freire. A porta de madeira e vidro na fachada de concreto deixa o ambiente interno visível.