Agência espanhola lista as 10 igrejas mais belas do Brasil, das quais quatro estão em Minas Gerais

De acordo com a companhia de turismo Civitatis, os templos mais bonitos estão nas cidades de Ouro Preto, Congonhas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Salvador
0 Compartilhamentos
0
0
0

Igreja-São-Francisco-de-Assis-Pampulha

Projetada por Oscar Niemeyer, a Igreja São Francisco de Assis (MG) está na lista das mais belas (Foto: Cacio Murilo/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

03/06/2021 | 16:15 — A agência espanhola de turismo Civitatis elaborou uma lista com as 10 igrejas mais belas do Brasil e que merecem ser visitadas. Na relação estão obras arquitetônicas de estilos variados, como o barroco, o modernismo, o neorrenascentista e o neogótico, assim como projetos assinados por Oscar Niemeyer e Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Minas Gerais é o estado que concentra a maior quantidade de templos no ranking, com quatro construções. As demais obras estão no Rio de Janeiro (duas), São Paulo, Bahia, Brasília e Pernambuco.

As igrejas mineiras eleitas foram a Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma obra de Aleijadinho localizada no município de Congonhas; a Matriz Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; a Igreja Nossa Senhora do Ó, na cidade de Sabará; e a Igreja São Francisco de Assis, conhecida também como “igrejinha da Pampulha” e que fica na capital Belo Horizonte. Essa última foi um dos primeiros projetos de Niemeyer e revolucionou o uso do concreto armado em construções religiosas. No entanto, devido a sua forma pouco ortodoxa, recebeu críticas das autoridades eclesiásticas, que proibiram a consagração da capela durante 14 anos.

A lista espanhola conta, ainda, com duas igrejas na cidade do Rio de Janeiro (RJ): a Igreja São Francisco da Penitência e o Mosteiro São Bento. Em São Paulo (SP), os europeus elegeram a Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de São Paulo) e, no Recife (PE), a Capela Dourada. Completam a relação a Catedral Metropolitana, outra obra de Niemeyer e considerada um dos cartões-postais de Brasília (DF), e o Convento São Francisco, em Salvador (BA).

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *