Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Alejandro Aravena é o ganhador do Prêmio Pritzker 2016

Crédito: Pritzker Prize

O chileno Alejandro Aravena é o 41° ganhador do Prêmio Pritzker. O júri baseou sua decisão na ampla atuação do arquiteto em projetos sociais e obras para recuperação de locais atingidos por catástrofes naturais, à frente do escritório Elemental. Um dos mais jovens premiados, com 48 anos, Aravena é o terceiro sul-americano a entrar para a lista.

Em 2015, Frei Otto foi o escolhido, tornando-se o primeiro prêmio póstumo da história da comemoração. Na seletiva lista dos 40 nomes que revolucionaram a arquitetura moderna figuram dois marcos brasileiros: Oscar Niemeyer, vencedor em 1998, e Paulo Mendes da Rocha, vencedor em 2006.

Sobre a premiação: O Pritzker é considerado o Nobel da Arquitetura, portanto é o maior reconhecimento que um profissional do ramo pode receber. Criado em 1979 pela família Pritzker, baseia-se nos 3 princípios de Vitrúvio: solidez, funcionalidade e beleza. Ao longo desses 36 anos nomes como Frank Gehry, Rem Koolhaas, Zaha Hadid e recentemente Shigeru Ban foram contemplados pela importância do conjunto dos seus projetos para o cenário urbano.

Fonte: Pritzker Prize

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo